Adeus, União Brasil

Correio Braziliense
postado em 07/08/2022 00:00 / atualizado em 07/08/2022 00:00
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O senador José Antônio Reguffe anunciou que vai apresentar amanhã o pedido de desfiliação do União Brasil. Ele vai deixar a legenda porque considera que os compromissos firmados pela direção do partido, quando assinou a filiação, não foram cumpridos. Reguffe também não pretende fazer campanha para Ibaneis Rocha (MDB) e permanecer no União Brasil seria uma sinalização equivocada para seu eleitorado de apoio ao projeto da reeleição do atual governador.

Emocionado

Em pronunciamento divulgado nas redes sociais na madrugada de ontem, Reguffe estava bastante emocionado ao falar da porta fechada pelo partido para a sua candidatura. Ele disse que, pelo menos agora, terá mais tempo para a família e para os amigos, as "pessoas que gostam dele de verdade". O mandato de Reguffe no Senado termina em 31 de janeiro de 2023 e ele terá três anos e meio para se preparar para a volta, com nova candidatura, se quiser.

Tudo acontece no DF

Do ex-senador Cristovam Buarque: "Vou propor aos editores do dicionário do Aurélio que na próxima edição coloquem uma nota dizendo: "Em relação à politica no Distrito Federal não vale a palavra impossível".

Maria Paula desiste de candidatura

Maria Paula Fidalgo seguiu o caminho de Reguffe. Convidada por ele para concorrer nas próximas eleições pelo União Brasil, a atriz que é embaixadora da paz enviou uma carta de desfiliação do partido e desistência de sua candidatura a deputada federal. "Por motivo de lealdade e solidariedade ao Reguffe, retirei minha candidatura", disse Maria Paula à coluna.

Todos professores

Duas chapas na disputa ao Palácio do Buriti são totalmente formadas por educadores. Na federação PT-PV-PCDoB, Leandro Grass (PV), a vice, Olgamir Amancio (PCdoB), e a candidata ao Senado, Rosilene Corrêa (PT), são professores. Agora, na chapa de Rafael Parente (PSB), que é Phd em educação, a vice, Janaína Almeida (PSB), é também uma referência na área.

Como assim?

O União Brasil lançou à Presidência da República a senadora Soraya Thronicke (União-MS) que não tem chance de derrotar Lula ou Bolsonaro e não quis uma candidatura competitiva no DF.

Pode ser que sim, pode ser que não...

Rogério Rosso e Fernando Marques, do PP, ainda não decidiram se vão concorrer nas próximas eleições. Dono da União Química, Marques divulgou uma carta em que afirma que recebeu vários convites e optou por concorrer pelo PP no Distrito Federal. "Seja como for, candidato ou não , estarei sempre ao lado da população de Brasilia e do Brasil. Disso jamais abrirei mão", registrou.

De suplência
em suplência

O PL registrou os suplentes de Flávia Arruda (PL) na Justiça Eleitoral. O primeiro substituto é o senador Luiz Osvaldo Pastore (MDB-ES). Ele já é suplente da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) e assumiu o mandato em julho com a licença da titular por 120 dias. Não é a primeira vez. Em 2019, ele também passou quatro meses no exercício do mandato. Em outubro de 2002, Pastore também virou senador por quatro meses. Ele era o suplente de Gerson Camata (MDB-ES). O segundo suplente de Flávia Arruda é o Professor Godofredo (PL).

Beijo por U$ 50 mil

Na posse pela primeira vez no Senado, em 2002, Luiz Pastore disse que tem origem italiana e que seu pai instalou uma fábrica de móveis durante a construção de Brasília, de onde saíram todos os móveis do Congresso Nacional, do Palácio da Alvorada, do Palácio do Planalto e do Hotel Nacional. Mas Pastore, que é bem rico, ficou famoso mesmo quando pagou U$ 50 mil, o que equivalente a cerca de R$ 260 mil para dar um beijo na modelo Kate Moss. Foi em 2013, em um leilão beneficente.

Pronto para
entrar em campo

O desembargador aposentado Carlos Divino é o nome cotado para concorrer ao Senado na chapa encabeçada pelo empresário Paulo Octávio. O magistrado que deixou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios há dois anos pretendia concorrer a uma vaga de deputado federal, mas está pronto para entrar em campo na disputa majoritária.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  24/06/2016. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Materia sobre a nova cara da UnB, Ex-reitor o professor Jose Geraldo de Sousa Junior.
      Caption
    24/06/2016. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Materia sobre a nova cara da UnB, Ex-reitor o professor Jose Geraldo de Sousa Junior. Caption Foto: Marcelo Ferreira/CB
  •  29/06/2022 Cr..dito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  CB.Poder entrevista o Senador Reguffe, pr.. candidato ao Governo do Distrito Federal.
    29/06/2022 Cr..dito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista o Senador Reguffe, pr.. candidato ao Governo do Distrito Federal. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •  28/03/2022 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Entrevista com o ex governador Cristovam Buarque no Correio Braziliense.
    28/03/2022 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Entrevista com o ex governador Cristovam Buarque no Correio Braziliense. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 04/04/2019. Credito: Barbara Cabral/Esp.CB/DA.Press. Brasil. Brasilia.Politica. Entrevista com a Senadora Soraya Thronicke do Partido Social Liberal (PSL).
    04/04/2019. Credito: Barbara Cabral/Esp.CB/DA.Press. Brasil. Brasilia.Politica. Entrevista com a Senadora Soraya Thronicke do Partido Social Liberal (PSL). Foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
  • Salles foi exonerado da pasta do Meio Ambiente, em abril de 2021, em meio a uma investigação por suposta atuação em favor de madeireiros clandestinos
    Salles foi exonerado da pasta do Meio Ambiente, em abril de 2021, em meio a uma investigação por suposta atuação em favor de madeireiros clandestinos Foto: Sérgio Lima
  •  26/12/2021-O pré-candidato à Presidência da República em 2022 pelo Avante, André Janones
    26/12/2021-O pré-candidato à Presidência da República em 2022 pelo Avante, André Janones Foto: Reprodução/Twitter
  • Maria Paula Fidalgo
Atriz
52 anos
    Maria Paula Fidalgo Atriz 52 anos Foto: Ed Alves/CB
  •  21/02/2022-Eixo Capital- Fernando Marques e Rogério Rosso
    21/02/2022-Eixo Capital- Fernando Marques e Rogério Rosso Foto: Arquivo pessoal
  • Desembargador aposentado Carlos Divino com o empresário Paulo Octávio
    Desembargador aposentado Carlos Divino com o empresário Paulo Octávio Foto: Arquivo pessoal
  • Pastore: enriquecimento de 2.188% em quatro anos
    Pastore: enriquecimento de 2.188% em quatro anos Foto: Instagram
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação