Solidariedade

Família faz campanha para paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Diagnosticado em 2021, José Ramos sofreu um rápido avanço da doença que afeta o sistema nervoso e enfraquece os músculos do corpo. Doações são recebidas por PIX pelos familiares

Correio Braziliense
postado em 12/08/2022 10:25 / atualizado em 12/08/2022 10:35
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Apaixonado por futebol e ex-comerciante do Setor Comercial Sul, José Ramos Rodrigues Rosa, 69 anos, recebeu, em 2021, o diagnóstico inesperado da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A doença degenerativa e progressiva causa paralisia motora. No caso de José, contudo, o avanço da ELA foi acima do esperado e o que começou com desconforto nas costas e rigidez nos dedos da mão esquerda, em poucos meses se tornou impossibilidade de se locomover.

Atualmente, em busca de melhores condições no tratamento de José, familiares organizam uma campanha com doações que podem ser feitas pelo PIX. Irmã de José, Geni Rodrigues, 52 anos, conta que o irmão está acamado, na casa da mãe. “Ele começou a perder os movimentos da mão, do braço e aos poucos, em novembro, ele já não andava mais. Foi muito rápido”, detalha.

A irmã garante que José é entusiasta do time do Cruzeiro, participava de campeonatos da terceira idade e recebe muito apoio dos amigos. “As pessoas vêm dando a maior força. Ele não reclama da doença, segue com muita fé e oração, e os amigos têm estado presente. Amigos que não o viam há anos o visitaram. Mas agora, como os músculos estão atrofiados, ele não consegue mais falar, somente mexer os olhos, e precisamos de uma cama melhor, devido ao problema nas costas que ele tem e a sonda gástrica que está usando”, pontua.

Geni conta que a família também pretende comprar um rastreador ocular, que possibilitaria a comunicação com José. “Dessa forma, poderíamos saber o que ele está sentindo, ele poderia contar algo para o médico, só com o movimento dos olhos”, salienta. José faz acompanhamento no Hospital de Apoio e também no Hospital Regional da Asa Norte, com neurologista, pneumologista e múltiplas especialidades.

Veja como ajudar:

Pix para transferência:
CPF: 552.000.791-87
PIX da Geni (Irmã do Ramos)

  • José Ramos Rodrigues Rosa, de 69 anos, recebeu em 2021 o diagnóstico de ELA Arquivo Pessoal
  • Amigos e familiares visitaram José para jogo de futebol e prestam apoio a ex-comerciante da loja Pão de Queijo Mineiro, do Setor Comercial Sul Arquivo Pessoal

O que é a ELA:

A Esclerose Lateral Amiotrófica afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva. O avanço da ELA acarreta paralisia motora irreversível. Os pacientes podem sofrer capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e respirar. O tratamento é multidisciplinar e o medicamento reduz a velocidade de progressão da doença.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação