Assistência social

Arquidiocese de Brasília lança ação de combate à pobreza

Projeto em parceria com outras instituições da sociedade terá três pontos de apoio: dois na Asa Sul e um na Asa Norte

Thays Martins
postado em 15/08/2022 12:00
 (crédito: Youtube/ reprodução/ Arquidiocese de Brasília - DF)
(crédito: Youtube/ reprodução/ Arquidiocese de Brasília - DF)

A Arquidiocese de Brasília lançou nesta segunda-feira (15/8) a ação social Partilha Brasília. O projeto tem como intuito ampliar a assistência a quem está em situação de vulnerabilidade social. De acordo com arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, a ideia do projeto nasceu da percepção do aumento da pobreza nos últimos anos. "Queremos acolher, escutar a história de cada pessoa, ver como ajudá-los a sair da pobreza e exclusão que se encontram", afirmou. 

A primeira ação anunciada pelo projeto é a criação de três pontos de atendimento aos mais pobres. Eles vão ficar no Prédio da Oassab, 601 Sul, no Santuário São Francisco de Assis que fica na 915 Norte e na Paróquia Sagrado Mercês, localizada na 615 Sul.

Além disso, serão confeccionados cartões-atendimento, com os endereços dos pontos de atendimento.  O projeto também oferecerá vagas em comunidades terapêuticas para acolher quem necessita desse tipo de suporte especializado, além de ações para atendimento à população em situação de rua. Por fim, ainda será ofertado um programa de microcrédito, por meio do qual, pequenos empréstimos serão concedidos a pequenos empreendedores.

O Partilha Brasília terá o apoio do Sistema Fecomércio (Senac e Sesc), das secretarias do Trabalho e de Justiça do GDF, da Universidade Unieuro e de empresários.

As ações serão desenvolvidas por meio do Vicariato Social e poderão envolver todas as paróquias da Arquidiocese e as Obras Assistenciais da Arquidiocese de Brasília (Oassab), além de associações, congregações e parceiros externos. Dom Paulo Cezar destacou que a ideia é que a igreja seja mais missionária e que encontre novas soluções para os problemas da sociedade. "A gente fica sempre na mesmice, a sociedade pede hoje ações diferentes, mecanismo diferentes, que procuremos dar respostas aos problemas de hoje", afirmou. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação