Sistema prisional

Condenado por queimar moradores de rua no DF está foragido após saidão

A barbárie ocorreu na noite de 25 de fevereiro de 2012, na QR 118. As investigações revelaram que um marceneiro teria encomendado a morte dos homens em situação de rua e prometeu o pagamento de R$ 100 a Edmar Pereira da Cunha Júnior

Darcianne Diogo
postado em 20/08/2022 23:49
Edmar está em regime semiaberto e é considerado foragido -  (crédito: Seape/Divulgação)
Edmar está em regime semiaberto e é considerado foragido - (crédito: Seape/Divulgação)

Condenado a 23 anos e 8 meses pela Justiça do Distrito Federal, o homem acusado de queimar vivos dois moradores de rua em Santa Maria está foragido depois de não retornar do saidão do Dia dos Pais. Edmar Pereira da Cunha Júnior e outros quatro comparsas foram presos à época pela Polícia Civil (PCDF). Três pessoas foram condenadas e outros dois eram adolescentes quando ocorreram os fatos.

A barbárie ocorreu na noite de 25 de fevereiro de 2012, na QR 118. As investigações revelaram que um marceneiro teria encomendado a morte dos homens em situação de rua e prometeu o pagamento de R$ 100 a Edmar, com 19 anos na época, para que ele se livrasse das vítimas, identificadas como José Edson Miclos Freitas, 22, e Paulo Cezar Maia, 42.

José Edson teve 63% do corpo queimado e morreu horas após o crime. A segunda vítima teve queimaduras em 22% do corpo e sobreviveu após ficar internada em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

A motivação, de acordo com a polícia, seria que a presença dos moradores de rua nas proximidades do comércio do marceneiro estaria “incomodando”. Com base na sentença judicial, em um primeiro momento, um dos acusados teria derramado gasolina na parte de trás de um sofá onde uma das vítimas estava deitada e, em seguida, ateado fogo. As vítimas teriam apagado o fogo do sofá com a ajuda de populares, retornando ao local onde voltaram a dormir. Mais tarde, um dos autores derramou gasolina, dessa vez sobre as vítimas, e jogado um palito de fósforo aceso na direção delas.

Fuga


Em 11 de agosto, a Justiça concedeu o benefício da saída temporária a mais de 1,9 mil presos do regime semiaberto do sistema prisional do DF. O quinto saidão do ano teve duração de quatro dias e os detentos deveriam retornar aos centros prisionais até as 10h da segunda-feira (15/8).

Entre os foragidos que não retornaram à respectiva unidade prisional está Edmar. Quem souber o paradeiro do preso, pode acessar o site da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) para denunciar online e de forma anônima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação