Previsão do tempo

Sábado será de tempo quente e seco no DF; umidade pode chegar a 20%

Segundo meteorologista, o tempo deve continuar nessa guinada também pelos próximos dias. A manhã e a tarde serão bem quentes, com temperaturas previstas para entre 30 e 31°C

Pedro Ibarra
postado em 03/09/2022 11:14 / atualizado em 03/09/2022 11:14
 (crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)

Quem é do DF já sabe: a maior parte do ano é sempre na seca. Em 2022 não é diferente. Este sábado (3/9) não vai apresentar mudanças em relação aos últimos dias e permanecerá com as características que o brasiliense vem lidando há mais de 100 dias. “Vai ser um fim de semana quente e seco”, aponta Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A manhã e a tarde serão bem quentes, com temperaturas previstas para entre 30 e 31°C, esse fato se soma à baixa umidade, que deve cair para a casa dos 20% e gera uma situação de alerta. “São os cuidados de sempre. Se hidratar muito, evitar exercícios físicos das 10h às 16h e de forma alguma limpar terrenos ou usar fogo em áreas de vegetação ressecada. O risco de incêndio é muito alto”, afirma o especialista.

A noite, contudo, será amena. Com ventos frescos e temperatura abaixo dos 20°C. Mesmo assim, a seca não dá trégua e o céu permanece limpo e sem nuvens.

Nem sinal de chuva

Já faz mais de 100 dias que o cidadão do Distrito Federal não sabe o que é cair uma boa chuva. Em agosto, as nuvens chegaram a dar o ar da graça, mas as chuvas não passaram de 1mm, o que Inmet não considera como computável para decretar o fim da seca.

De acordo com Olívio, não dá nem para ter uma ideia de quando o sofrimento das bocas secas e sangramentos no nariz vai acabar. “Esse tipo de previsão é muito difícil, as movimentações meteorológicas não nos permitem bater o martelo de quando realmente a chuva pode voltar”, pontua.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação