Feriado

Veja o que abre e o que fecha no feriado de 7 de setembro

Boa parte das lojas está autorizada a funcionar no feriado nacional de Comemoração do Dia da Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7/9). O Correio verificou o funcionamento de órgãos, serviços e transportes para a programação dos brasilienses nesta data

Clara Espinoza*
postado em 06/09/2022 11:59 / atualizado em 06/09/2022 12:00
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Devido ao desfile cívico-militar em comemoração ao dia 7 de setembro, Dia da Independência, que ocorrerá na Esplanada dos Ministérios, houve mudança no trânsito e na circulação do transporte público, na circulação de veículos pela Esplanada e nos locais de estacionamento.

O Governo Federal suspendeu o expediente dos servidores que trabalham na Esplanada dos Ministérios na terça-feira (6/9) como medida necessária para garantir a segurança na área em função do desfile de 7 de setembro. Também estão suspensas as aulas em escolas da rede pública e privada.

Serviços essenciais, comércio e lazer terão funcionamento especial.

Trânsito e transporte

Para quem for acompanhar o evento na Esplanada, as vias serão fechadas da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto até a via L4. A mudança de trânsito estava prevista para ocorrer a partir das 17h desta terça-feira (6/9), mas foi antecipada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e o fechamento das vias de acesso aconteceu às 21h de segunda (5/9). As vias serão liberadas para a circulação de veículos após a finalização do desfile e dos atos previstos, e após a avaliação técnica dos órgãos de segurança.

Para estacionar, os locais indicados são o Setor Hoteleiro Norte, Palácio do Buriti e Tribunal de Contas do Distrito Federal e Territórios (TCDF). O desembarque para os participantes que forem de ônibus ocorrerá exclusivamente na alça leste da Rodoviária do Plano Piloto.

O Metrô-DF funcionará com horário reduzido, das 6h às 19h.

Saúde

Os serviços de saúde do DF terão horário de atendimento especial na terça-feira (6/9) e na quarta-feira (7/9).

Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende de forma ininterrupta pelo telefone 192. Haverá esquema de atendimento especial na Esplanada dos Ministérios da noite de terça-feira (6/9) até a noite de quarta-feira (7/9), com duas tendas de atendimento, no estacionamento da Cúria Metropolitana (ao lado da Catedral) e entre os blocos C e D da Esplanada dos Ministérios.

Emergências – Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia.

Casa de parto de São Sebastião – Funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia todos os dias da semana.

Caps – Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III atendem 24 horas por dia, de forma ininterrupta. Os outros Caps, dos tipos I e II, fecham nos dias terça-feira (6/9) e na quarta-feira (7/9), reabrindo na quinta-feira(8/9).

Vacinação - Haverá vacinação contra a covid-19 na Esplanada dos Ministérios, das 9h às 17h, do dia 7 de setembro. As demais unidades não funcionam na terça-feira (6/9) e na quarta-feira (7/9), voltando a atender normalmente na quinta-feira(8/9), conforme a lista divulgada em https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao

Vacinação antirrábica - Não haverá vacinação antirrábica para cães e gatos na terça-feira (6/9) e na quarta-feira (7/9), voltando a atender normalmente na quinta-feira(8/9) nos locais indicados no link https://www.saude.df.gov.br/vacinacao-antirrabica

Farmácias de alto custo – Fecham na terça-feira (6/9) e na quarta-feira (7/9), reabrindo na quinta-feira(8/9).

Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Fecham na terça-feira (6/9) e na quarta-feira (7/9), reabrindo no dia quinta-feira(8/9). Consultas marcadas para o dia 6 de setembro serão remarcadas pelas equipes de atendimento.

Ambulatórios e Policlínicas – Fecham na na terça-feira (6/9) e na quarta-feira (7/9), reabrindo no dia 8 (quinta-feira). Consultas marcadas para o dia 6 de setembro serão remarcadas pelas equipes de atendimento.

Hemocentro – No dia 6 de setembro (terça-feira) a coleta de sangue ocorrerá das 7h às 13h. No dia 7 de setembro estará fechado, reabrindo no dia 8 (quinta-feira).

Vacinação covid-19

No dia do feriado, a vacinação contra a covid-19 será realizada exclusivamente em um local montado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal na Esplanada dos Ministérios, das 9h às 17h.

Comércio

Os sindicatos das categorias feiras, farmácias, supermercados, bares e restaurantes informaram que irão operar normalmente.

Lojas de varejo em geral, como de rua e em shoppings, deverão obter o certificado de autorização para funcionar durante o recesso, além de ter atenção quanto às regras dispostas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste segmento.

Os ramos de papelaria, óptica, varejistas de carnes, frutas, verduras, flores e plantas que seguem a CTT firmada entre a Fecomércio-DF e os sindicatos não abrirão nesta quarta-feira.

Outros serviços

Bancos: Não haverá atendimento, apenas os caixas estarão disponíveis para operações de autoatendimento. As contas que tiverem o vencimento na quarta-feira (7/9) poderão ser pagas no dia útil seguinte sem multas ou juros.

Farmácias: Por ser considerada serviço essencial, as farmácias e drogarias podem atuar no feriado.

Supermercados e comércio em geral: Tantos os supermercados e lojas de comércio podem funcionar no feriado de 7 de setembro, mas a abertura é facultativa. No caso de supermercados de grandes redes, com maior número de lojas, é mais provável que estejam funcionando.

Lazer

A maioria dos parques ecológicos e pontos turísticos da capital estarão abertos, mas podem ter os horários de funcionamento alterados por conta do feriado. Você pode checar a programação dos locais pelo site da Secretaria de Turismo.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação