Pandemia

Viva a vacina! DF completa 1 mês sem registrar mortes em decorrência da covid-19

Após 30 dias sem registrar mortes em decorrência da covid-19, Secretaria de Saúde confirma 94 casos positivos para a doença nesta sexta-feira (9/9)

Rafaela Martins
postado em 09/09/2022 18:15
 (crédito: Pablo Giovanni/CB/DA Press)
(crédito: Pablo Giovanni/CB/DA Press)

O Distrito Federal completou 30 dias sem registrar mortes em decorrência da covid-19, nesta sexta-feira (9/9). Os últimos óbitos, notificados em 10 de agosto, ocorreram no Hospital Ortopédico e Medicina Especializada (HOME), e no Hospital Regional de Samambaia (HRS).

Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), as vítimas eram do sexo masculino, residiam no DF, e tinham entre 20 e 39 anos. Apesar do recorde e cenário positivo, 11.825 cidadãos perderam a batalha para o vírus Sars-CoV-2 desde o começo da pandemia.

Desta forma, a média móvel está zerada, indicando uma melhora de 100%. Ao mesmo tempo, a quantidade de infecções caiu, e a soma dos casos dos últimos sete dias dividida por igual número — cálculo da média móvel — diminuiu 18% em relação há 14 dias.

Nesta sexta-feira (9/9), a pasta responsável confirmou 94 diagnósticos. Esta é a quinta vez que o DF registra menos de 100 casos da doença durante o ano. Por meio do boletim epidemiológico — documento publicado pela secretaria de saúde — 837.928 cidadãos adquiriram o vírus desde 20 de março de 2020.

Transmissão

A taxa de transmissão estabilizou e está em 0,74 desde quinta-feira (8/9). Neste momento, um grupo de 100 pessoas infectadas podem transmitir o novo coronavírus para outras 74.

Com as diminuições, o número está de acordo com o valor considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) — abaixo de 1 — indicando que a pandemia está sob controle.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação