PANDEMIA

Sem mortes por covid-19 há 34 dias, DF tem leve aumento na transmissão

Taxa passou de 0,76, nessa terça (13/9), para 0,77 nesta quarta-feira (14/9), mas segue dentro do recomendado. Secretaria de Saúde confirmou 135 casos em 24 horas

Ana Isabel Mansur
postado em 14/09/2022 18:28 / atualizado em 14/09/2022 18:28
No total, o DF tem 838.302 casos de covid-19 -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
No total, o DF tem 838.302 casos de covid-19 - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O Distrito Federal não registrou nenhuma morte em decorrência da covid-19 nesta quarta-feira (14/9). Com isso, são 34 dias sem óbitos pela doença. Nesta quarta (14/9), a taxa de transmissão, que indica quantas pessoas podem ser contaminadas, em média, por cada paciente diagnosticado, chegou a 0,77. Apesar de ter sido superior ao número de terça-feira (13/9) — 0,76 — o resultado está abaixo de 1, o que é recomendado pelas autoridades sanitárias.

Em 24 horas, a Secretaria de Saúde do DF confirmou 135 casos de covid-19, elevando o total de infecções, desde o início da pandemia, a 838.302, das quais 826.164 (98,5%) são consideradas recuperadas. A capital do país amarga 11.825 vidas perdidas pela doença.

Cenário mundial

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou, nesta quarta-feira (14/9), que o fim da pandemia "está em vista". Ele pediu, no entanto, que governos acelerem ações para evitar que a oportunidade de controlar a covid-19 seja perdida.

Em coletiva de imprensa, Tedros informou que, na semana passada, o número de casos de coronavírus caiu ao menor nível desde março de 2020. "Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia", ressaltou o diretor-geral da OMS.

Tedros comparou a atual situação com a reta final de uma maratona. "Podemos ver a linha de chegada. Estamos em uma posição vencedora. Mas agora é o pior momento para parar de correr", destacou.

O diretor da OMS reforçou a importância de os países vacinarem toda a população com maiores riscos associados à doença e manterem as estratégias de testagem e sequenciamento do vírus.

Situação nacional

As observações do diretor-geral da OMS foram feitas um dia após a liberação da entrada de viajantes não vacinados no Brasil. O governo federal alterou, por meio de portaria conjunta de quatro ministérios, as regras sanitárias para estrangeiros não residentes entrarem no país, nessa terça-feira (13/9).

A medida permite o ingresso de viajantes não vacinados que apresentarem teste negativo, após o maior rigor adotado nos dois últimos anos por conta da pandemia da covid-19.

As novas regras determinam que os viajantes podem optar por apresentar o comprovante de vacinação ou o teste negativo para entrar no Brasil e já estão valendo para passageiros e funcionários de companhias de transporte aéreo, aquaviário ou terrestre.

Segundo a nota do governo, a medida simplifica os controles hoje existentes, pois possibilita que qualquer viajante possa cumprir algum dos requisitos necessários.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação