Tempo

Após 131 dias sem chuva no DF, morador de Planaltina registra chuviscos

Moradores de Planaltina presenciaram um chuvisco, por volta das 19h40 desta quinta-feira (15/9), no Setor Tradicional da cidade

Pedro Marra
postado em 16/09/2022 10:00 / atualizado em 16/09/2022 19:28
Morador de Planaltina registra chuvisco no Setor Tradicional da cidade -  (crédito: Marcus Martins/Reprodução)
Morador de Planaltina registra chuvisco no Setor Tradicional da cidade - (crédito: Marcus Martins/Reprodução)

Após 131 dias sem chuva na capital federal, os moradores de Planaltina presenciaram um chuvisco, por volta das 19h40 desta quinta-feira (15/9), no Setor Tradicional da cidade. Marcus Martins, 66, professor de artes e coordenador do Centro de Ensino Fundamental (CEF 1) de Planaltina, conhecido como Centrinho, registrou os primeiros pingos neste período de seca. Confira as imagens abaixo.

  • Morador de Planaltina registra chuvisco no Setor Tradicional da cidade Marcus Martins/Reprodução
  • Morador de Planaltina registra chuvisco no Setor Tradicional da cidade Marcus Martins/Reprodução
  • Morador de Planaltina registra chuvisco no Setor Tradicional da cidade Marcus Martins/Reprodução

Cinco minutos foi o suficiente para o chão da cidade brilhar e os moradores verem os pingos embaixo da luz dos postes da região. "Bateu aquele cheiro de terra delicioso, porque o tempo está muito seco, degradante, mas deu um alívio para nós", comenta o educador.

Marcus conta os hábitos que tem adotado neste período de seca para deixar a casa com sensação de umidade maior. "Estou tomando três litros de água por dia, dormindo com um litro na cabeceira da cama e jogando água debaixo da cama também. Tenho que fazer isso porque está insuportável", desabafa. 

Às vezes, o professor molha os tapetes para aumentar a umidade. Os cuidados do professor não são à toa. Somente nessa quarta-feira (14/9), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou, das 6h às 16h, 82 chamados para ocorrências de incêndio pelo DF.

Dias quentes continuam

Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), detalha que a estação de Águas Emendadas (Planaltina) registrou 1mm de chuva. "1mm já é considerado chuva e isso quebra a quantidade de dias que o DF estava sem precipitação", afirma.

A meteorologista explica que a previsão para esta sexta-feira (16/9) é de um dia seco e quente. "Mas a umidade do ar já aumentou e chegou a 90% hoje no Paranoá. Durante o horário mais quente deve cair para 20% a 25%", informa. Em relação à temperatura, a mínima registrada foi no Gama, de 15ºC. "A máxima deve ficar entre 33ºC e 34ºC", finaliza a especialista. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação