Nascimento

Mãe dá à luz durante programa para gestantes em academia do Sudoeste

Enquanto a mãe participava de aula no spa da academia, sentiu contrações e a criança nasceu na academia após 15 minutos de parto. Bombeiros e duas médicas obstetras ajudaram

Pedro Marra
postado em 19/09/2022 23:08 / atualizado em 21/09/2022 21:36
Médicas obstetras e pai posam para foto com bebê que nasceu em academia do Sudoeste -  (crédito: Reprodução/Redes sociais)
Médicas obstetras e pai posam para foto com bebê que nasceu em academia do Sudoeste - (crédito: Reprodução/Redes sociais)

Uma sessão de atividades físicas direcionadas para gestantes na Academia Unique, no Sudoeste, terminou de maneira surpreendente na noite de segunda-feira (19/9). A aluna Raquel Nóbrega, 29, deu à luz ao pequeno Augusto na própria academia. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), enquanto ela participava das atividades no spa da unidade, a gestante sentiu as contrações e a criança nasceu no local. Após 15 minutos de trabalho de parto, ela foi transportada para um hospital particular da Asa Norte, consciente e estável.

  • Médicas obstetras e pai posam para foto com bebê que nasceu em academia do Sudoeste Reprodução/Redes sociais
  • Bombeiros e pai posam para foto com bebê que nasceu em academia do Sudoeste Reprodução/Redes sociais

Uma das profissionais que ajudou no momento do parto foi a ginecologista e obstetra Bianca Muradas Couto, com especialidade em gestação de alto risco. Por volta das 18h40, ela foi buscar o filho, de 10 anos, que tinha terminado uma aula na unidade. Ela conta que viu um movimento tranquilo quando uma ambulância do Corpo de Bombeiros chegou na academia.

Em seguida, ela desceu do carro para buscar o filho e ouviu algumas pessoas comentando que uma mãe estava na piscina. “Achei que alguma mãe tinha passado mal na piscina, mas vi que me direcionei para o spa e, por coincidência, estava chegando junto outra obstetra que fez residência comigo”, relata.

Quando chegou no spa, Bianca relata que a paciente sentia dor e gritava enquanto estava sentada. Logo depois, ela se apresentou como médica e examinou a mãe. “Quando fiz o toque, o neném estava quase nascendo e fui acalmá-la um pouco fazendo manobras para o momento certo do nascimento”, detalha a obstetra.

Com três puxadas, o bebê nasceu, foi cortado o cordão umbilical e ela foi encaminhada para um hospital particular. A profissional cita que já participou de partos em banheiro de hospital e banco de carro, mas nada parecido como este caso. “Ela estava tendo cólica durante a aula e, de repente, a situação evoluiu, o que chamamos de taquissistolia, pois ocorre uma contração atrás da outra e o colo dilata muito rápido”, explica a médica.

Contrações durante a aula

Na academia há oito anos, a professora do Programa Gestante Aline Souza diz que Raquel estava com 37 semanas de gestação, embora a previsão do parto fosse para as 40 semanas. Durante a aula, ela chegou a ter contrações, mas não a ponto de entrar em trabalho de parto. No meio da aula de alongamento, Raquel relatou que as contrações estavam um pouco mais dolorosas. "Foi quando a gente realizou alguns exercícios mais específicos de postura, respiração para amenizar esse desconforto", detalha a profissional de educação física.

Ao fim da aula, a mãe comentou que a bolsa poderia ter rompido. No banheiro, com as outras alunas, a professora verificou que ela estava com a bolsa rota (perda de grande quantidade de líquido na vagina). Segundo a profissional, dentro do banheiro ela teve algumas contrações, quando pediu para ir embora à espera do marido.

Quando o grupo de enfermeiros e colaboradores da academia ia para a saída, o grupo passou ao lado do spa, quando Raquel teve uma contração com mais forte. "Levamos ela para o spa, o lugar mais próximo. Colocamos ela em uma espreguiçadeira, quando uma enfermeira começou o primeiro procedimento de verificação, um colaborador nosso acionou a ambulância e fechamos o local", relembra a professora.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação