Eleições 2022

TRE suspende propaganda de Grass com sem-teto reclamando de Ibaneis

Dentro do ônibus, sem-teto diz que poderia estar roubando, "como fez o secretário de Saúde do governo Ibaneis". Magistrado acolheu pedido da defesa do governador do DF e suspendeu propaganda

Pablo Giovanni*
postado em 22/09/2022 18:55 / atualizado em 22/09/2022 19:30
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O desembargador Fabrício Fontoura Bezerra do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) deferiu liminar para impedir a continuação de uma propaganda eleitoral do candidato ao Palácio do Buriti Leandro Grass (PV) que utiliza uma personagem (sem-teto), dentro do ônibus, que aponta corrupção e negligência do governo de Ibaneis Rocha (MDB) no combate da pandemia da covid-19.

Dentro do ônibus lotado, a personagem ensaia que iria pedir dinheiro para os outros passageiros, afirmando “poderia estar roubando, como fez o secretário de Saúde do governo Ibaneis”. A mulher, em outro trecho do vídeo, também aparece dizendo que poderia estar mentindo, “que nem o governador Ibaneis fez quando disse que a pandemia era uma gripe”. Ao fim, ela pede que os passageiros votem em Leandro Grass.

Para a defesa do governador Ibaneis Rocha (MDB), o conteúdo ofende a honra do representante “por grave imputação difamatória” e que possui potencial de grave desequilíbrio no pleito por indevida indução do eleitor." O argumento foi acatado pelo desembargador, que entendeu que houve falta de precisão nas afirmações da propaganda.“Além de possível ofensa aos dispositivos acima referidos, pode influenciar eleitores com base em propaganda irregular, o que deve ser evitado”, aponta.

O magistrado determinou que, caso haja descumprimento da decisão, a multa é de R$ 10 mil. A tutela movida pela coligação de Ibaneis Rocha foi deferida, e o desembargador determinou que as emissoras de televisão não veiculem mais o material.

*Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação