ELEIÇÕES

TSE mantém veto à candidatura de Agnelo (PT) a deputado federal

Ex-governador tentava ser candidato a deputado federal, mas teve candidatura barrada pelo TRE-DF e TSE

Pablo Giovanni*
postado em 29/09/2022 12:47 / atualizado em 29/09/2022 12:51

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o recurso da defesa de Agnelo Queiroz (PT) e manteve o indeferimento da candidatura a deputado federal do ex-governador do Distrito Federal. Minutos antes, a Corte Eleitoral também vetou a candidatura de José Roberto Arruda (PL) à Câmara dos Deputados.

A defesa de Agnelo questionava a decisão do TRE-DF, que decidiu acatar o parecer do Ministério Público Eleitoral do DF. Na argumentação do MP Eleitoral, Agnelo estaria inelegível por condenações de improbidade administrativa e abuso de poder político nas eleições de 2014.

Para o relator do caso, ministro Carlos Horbach, o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), é “complexo”, mas detalhou que a condenação por improbidade administrativa foi transitado em julgado em 2019, que mudanças na Lei de Improbidade não retroagem para condenações definitivas.

A defesa de Agnelo, antes do julgamento, tentava articular um adiamento do julgamento, mas o pedido acabou negado pelo TSE. O voto do relator foi acompanhado por todos os outros ministros.

* Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação