Mundo animal

Ameaçado de extinção, axolote é novo membro do Zoológico de Brasília

Conhecido como "eterno juvenil", o axolote é o novo animal em exposição no Zoológico de Brasília. Atualmente, a espécie é seriamente ameaçado de extinção

Correio Braziliense
postado em 29/09/2022 18:35 / atualizado em 29/09/2022 18:35
Segundo o zoológico, o axolote foi entregue voluntariamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) -  (crédito: Zoológico de Brasília/Divulgação)
Segundo o zoológico, o axolote foi entregue voluntariamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - (crédito: Zoológico de Brasília/Divulgação)

O axolote é o novo animal em exposição no borboletário do Zoológico de Brasília. Conhecidos também como “eternos juvenis”, essa espécie é a única a atingir a maturidade sexual, mas permanecer no estado de juvenil. Atualmente, o animal, que mede entre 15 e 45 cm, é seriamente ameaçado de extinção.

Segundo o zoológico, o axolote foi entregue voluntariamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em seguida, o animal, Nativo da Cidade do México, foi designado ao zoo, onde a equipe da Diretoria de Répteis, Anfíbios e Artrópodes (DRA) prestou a devida assistência e cuidados necessários.

Atualmente, o Zoológico de Brasília é lar de três axolotes, dois juvenis e uma fêmea adulta. No entanto, somente um dos juvenis está em exposição. Os demais estão fora de exibição, na tentativa de uma possível reprodução, contribuindo para a conservação da espécie.

O novo membro do zoo pode ser visitado no Borboletário do local de quarta a domingo, das 9h às 12h e de 13h30 às 16h30.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação