ELEIÇÕES 2022

Damares Alves é eleita senadora pelo Distrito Federal

Damares (Republicanos) é ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro. Ela recebeu 714.562 votos, 44,98% do total

Pedro Grigori
Aline Gouveia
postado em 02/10/2022 18:56 / atualizado em 03/10/2022 01:41
 (crédito: Ed Alves/CB/DA PRESS)
(crédito: Ed Alves/CB/DA PRESS)

A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves é a nova senadora eleita pelo Distrito Federal. Com 100% das urnas apuradas, a candidata do Republicanos recebeu 714.562 votos, 44,98% do total. 

Flávia Arruda (PL) foi a segunda mais votada, com 429.676 votos, e 27,05% do total, seguida por Rosilene Corrêa (PT), com 356.198 votos, 22,43%. 

Damares assume a terceira cadeira do DF no Senado Federal a partir de 1º de janeiro, junto de Leila do Vôlei (PDT) e Izalci Lucas (PSDB), eleitos em 2018. O mandato de Damares segue até 2030. 

Damares Regina Alves nasceu no dia 11 de março de 1964, em Paranaguá, no Paraná; e se mudou para o Nordeste ainda criança. Advogada e pastora evangélica, a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos se formou em direito na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. Já em Brasília, trabalhou como assessora parlamentar, até se tornar ministra.

Na década de 1980, Damares (Republicanos) foi uma das fundadoras do Comitê Estadual do Movimento Nacional Meninas e Meninos em Sergipe, com trabalho voltado à crianças em situação de rua. Como assessora parlamentar, ela atuou durante mais de 20 anos no Congresso Nacional. Uma das principais defesas de Damares ao longo de sua trajetória é a pauta antiaborto, sendo fundadora dos movimentos "pró-vida" e "pró-família".

Damares também defende a pauta de combate da exploração de crianças e adolescentes e da garantia de direitos das pessoas com deficiência. Por alguns anos, ela advogou voluntariamente para mulheres e crianças em situação de vulnerabildade social. Além do direito, a ex-ministra também cursou pedagogia, na faculdade Pio Décimo, em Sergipe.

Uma das promessas de campanha da senadora eleita é a criação de uma central de acompanhamento de execução do dinheiro público destinado ao Distrito Federal. Para Damares, que mora no DF desde 1998, os principais problemas da região são a fome e o desemprego.

"Desde 1998, eu moro aqui. Eu tenho visto muita fome, desemprego, necessidade e isso tem me deixado indignada e só aumenta a minha vontade de encontrar uma solução para o desemprego e a fome no DF. Eu vou lutar muito para que o orçamento da União destinado ao Distrito Federal não se perca um centavo, por recursos para o DF e para que o gestor local execute esse dinheiro de forma transparente", disse a agora senadora ao CB.Poder, programa do Correio em parceria com a TV Brasília, no dia 15 de setembro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação