Nascido no Hospital de Base, o atual governador tem 51 anos, é advogado e surgiu na política em 2018, quando se lançou ao Palácio do Buriti. Surpreendeu durante aquela campanha eleitoral ao sair das últimas posições para a primeira colocação no primeiro turno, com cerca de 42% dos votos.
Em 2022, tem como vice a deputada federal Celina Leão (PP-DF). Das últimas eleições para cá, mudou a autodeclaração racial de branco para pardo. Neste ano, registrou R$ 79,8 milhões em bens à Justiça Eleitoral. Quando se elegeu ao GDF, Ibaneis foi responsável por financiar, com recursos próprios, 60,7% da campanha, em um total de R$ 3,7 milhões.
Ibaneis Rocha garante que, em um próximo mandato, vai priorizar a saúde e manter o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges), alvo de duras críticas dos adversários, pelas denúncias de corrupção e superfaturamento. Ele promete, ainda, a construção de três novos hospitais.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.