Eleições 2022

Empatados na margem de erro, Izalci e Grass disputam vaga no segundo turno

A pesquisa Ipec divulgada na noite deste sábado (1º/10) mostrou crescimento dos dois candidatos. Mesmo caindo quatro pontos percentuais, Ibaneis ainda tem larga vantagem

Pedro Grigori
postado em 01/10/2022 21:10 / atualizado em 01/10/2022 21:12
 (crédito: William Sant’Ana/Divulgação Izalci | Elio Rizzo Jr/Divulgação Grass)
(crédito: William Sant’Ana/Divulgação Izalci | Elio Rizzo Jr/Divulgação Grass)

O deputado distrital Leandro Grass (PV) e o senador Izalci Lucas (PSDB) são os favoritos para disputar com o governador Ibaneis Rocha (MDB) o segundo turno das eleições para o Palácio do Buriti.

A última pesquisa de intenção de votos divulgada antes do primeiro turno mostrou crescimento dos dois nomes, enquanto o emedebista caiu quatro pontos percentuais. Mesmo assim, Ibaneis ainda acumula uma vantagem de mais de 26 pontos em relação ao segundo colocado.

A pesquisa Ipec deste sábado mostrou Ibaneis Rocha na liderança com 46% dos votos válidos. Leandro Grass subiu de 18% para 20% e Izalci Lucas de 11% para 16%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.


Pelas redes sociais, Izalci comemorou o resultado da pesquisa. O senador disse ser o “único que pode derrotar Ibaneis”. Em um vídeo, gravado na noite do último dia de campanha, Izalci aparece com apoiadores e diz estar "rumo ao segundo turno".

Já Leandro Grass, que está em campanha pela Asa Norte na noite deste sábado, compartilhou o resultado da pesquisa pelo Instagram. “Estou chegando. Amanhã vote 43 para tirar o Ibaneis”, escreveu.

Até a publicação desta matéria, Ibaneis não havia comentado o resultado da pesquisa. No entanto, no Instagram, ele segue com postagens focadas em conseguir votos dos indecisos para tentar ganhar no primeiro turno.

Para que a disputa termine neste domingo (2/10), um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Neste sábado, o governador fez campanha em Ceilândia e Taguatinga. No final do dia, ele publicou uma carta aberta comentando a conclusão da campanha eleitoral. “Toda nossa campanha foi feita em cima da verdade, do trabalho, do respeito e, principalmente, de propostas”, disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação