Eleições 2022

Eleitoras mais velhas fazem questão de participar das eleições

Mesmo sem a obrigação de comparecer à votação, idosos marcam presença nas seções eleitorais

Naum Giló
postado em 02/10/2022 08:27 / atualizado em 02/10/2022 08:45
 (crédito: Vítor Gripp)
(crédito: Vítor Gripp)

Pouco antes da abertura do portão da Unieuro, em Águas Claras, a fila já dobrava no estacionamento. Aos 73 anos, Graça Alencar não tem mais a obrigação legal de votar, mas não abre mão se exercer o direito de escolher os próximos governantes. Às 7h30 ela e Regina Barbosa, 69 anos, já estavam na fila da seção eleitoral.

"Não sou obrigada, mas sempre venho para votar pelo melhor do Brasil. Enquanto a gente estiver por aqui é a nossa obrigação", conta a professora aposentada.

Regina ainda é obrigada a votar, mas a partir do próximo ano ela comparece na urna eletrônica apenas se quiser. "Eu voto pensando no futuro dos meus netos e netas para que o comunismo não entre no Brasil. Chega de pobreza neste país e vou continuar exercendo a minha cidadania mesmo depois dos 70", declara.

Moacir Alves,64, chegou 8h ao local. Mesmo com a escalada da violência no campo da política no Brasil, ele disse que não tem medo de ir à seção eleitoral vestido com roupas que sugerem o voto dele. "Nesse momento nunca foi tão importante votar", diz o empresário e professor aposentado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação