Eleições 2022

Escola Classe 316 Sul tem fluxo intenso de eleitores: clima de respeito

Mesmo com a grande movimentação no colégio eleitoral, a PMDF e os mesários disseram que não houve registro de crime eleitoral

Isac Mascarenhas*
postado em 02/10/2022 11:50 / atualizado em 02/10/2022 11:52
 (crédito: Isac Mascarenhas/CB/D.A Press)
(crédito: Isac Mascarenhas/CB/D.A Press)

O tempo nublado e a previsão de chuva não impediram os eleitores de exercerem o direito ao voto na Escola Classe da 316 Sul, em Brasília. Por volta das 11h, o tempo de espera na fila era de cerca de 15 minutos. Sem nenhuma ocorrência de crime eleitoral nas redondezas, os cinco policiais militares afastavam com os pés os santinhos jogados no chão da escola e davam informações a quem chegava.

Vestindo a camisa da seleção brasileira, Alessandro Andrei, 50, estava acompanhado da esposa e dos dois filhos. Alessandro conta que votou pela primeira vez aos 17 anos – idade em que o voto não é obrigatório –, nas eleições de 1989. Para ele, o seu candidato, Jair Bolsonaro (PL), será reeleito ainda hoje. "A cada 10 brasileiros, nove são Bolsonaro", garante. Ao comentar os resultados das pesquisas mais recentes, com Lula em primeiro lugar, Andrei disse que não acredita nos levantamentos. 

A pesquisa Ipec deste sábado (1ª/10), mostra Luiz Inácio Lula da Silva com 51% dos votos válidos, pontuação suficiente para vitória no primeiro turno. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, vem atrás, com 37% das intenções de voto.

Esperança

"Esperamos vencer o ódio e vencer a intolerância". É com esse sentimento que a advogada Juliana Miranda chegou para votar na manhã deste domingo (2/10). Ela fez questão de levar o filho até a cabine onde fica a urna e dar a ele um exemplo de cidadania. Nascida e criada em Brasília, Juliana espera uma vitória no primeiro turno do ex-presidente Lula. "Não sei se vai ser nessa seção", brinca com a quantidade de apoiadores de Bolsonaro. "Hoje é um voto que não olhe só para o próprio umbigo, mas democrático para todos os brasileiro", deseja.

A expectativa é que, em até 2 horas, o brasiliense conheça o resultado das eleições para governador, senador, deputado distrital e federal, segundo o TRE-DF

Estagiário sob a supervisão de Adriana Bernardes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação