Saúde pública

Mês de combate ao câncer de mama terá atendimento especial às mulheres do DF

Mamografias, exames preventivos e inserção do DIU estão entre os atendimentos que o Sesc vai oferecer junto com a Secretaria da Mulher do DF. A campanha teve início nesta segunda-feira (3/10)

Rafaela Martins
postado em 03/10/2022 20:03 / atualizado em 04/10/2022 23:01
 (crédito:  Pexels/Reprodução )
(crédito: Pexels/Reprodução )

Este mês, o Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) deu início aos atendimentos de saúde como mamografias, exames preventivos e citopatológicos e a inserção do DIU, para mulheres do Distrito Federal. A ação de campanha do Outubro Rosa , que acontece em parceria com a Secretaria da Mulher do DF (SMDF) começou nesta segunda-feira (3/10).

Serão disponibilizadas 800 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, e 800 vagas para exames citopatológicos, em pacientes que têm entre 25 e 64 anos.

As interessadas deverão realizar cadastro prévio por meio das regiões administrativas. Além disso, é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o agendamento.

Atendimento móvel

A carreta do Sesc vai percorrer o Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Estrutural, juntamente com a unidade móvel da Secretaria da Mulher e o ônibus Sesc + Saúde.

Na unidade móvel, vinte atendimentos serão realizados por dia, divididos em consultas ginecológicas e procedimentos de inserção de dispositivo intrauterino (DIU). Quem deseja fazer o exame preventivo deverá ter de 25 a 64 anos e levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para fazer a inserção do DIU de cobre, a paciente precisará do preventivo, com validade de até um ano, e de teste de gravidez (exame de sangue) feito nas últimas 24 horas, caso não esteja menstruada. Menores de idade precisam estar acompanhadas de responsável.

Prevenção

Além dos exames oferecidos pelo Sesc, a equipe da Secretaria da Mulher (SMDF) levará informações sobre cuidados preventivos e autoexame das mamas, rodas de conversa e palestras sobre a promoção da saúde feminina.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha Outubro Rosa contempla a realização de atividades para conscientização sobre a doença.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação