Outubro Rosa

Brasília ganha iluminação cor-de-rosa contra o câncer de mama

Palácio do Buriti está iluminado para conscientizar as mulheres a se prevenirem contra a doença. Congresso será iluminado nesta quarta-feira (4/10). Diversos serviços fazem parte da programação de promoção à saúde feminina neste outubro

Mila Ferreira
postado em 05/10/2022 06:00 / atualizado em 05/10/2022 06:12
 04/10/2022 Crédito: Minervino Junior/CB. Outubro Rosa.  Palacio do  Buriti. -  (crédito:  Minervino Junior/CB/D.A Press)
04/10/2022 Crédito: Minervino Junior/CB. Outubro Rosa. Palacio do Buriti. - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Outubro chegou e Brasília recebe uma programação voltada à prevenção do câncer de mama. Para começar, a tradicional iluminação cor-de-rosa foi instalada no Palácio do Buriti na última segunda-feira (3/10) e, nesta quarta-feira (5/10), as torres e as cúpulas do Congresso Nacional receberão uma projeção especial com frases de conscientização sobre o assunto e fotos da exposição Amor I love you. A mostra fotográfica será inaugurada na próxima segunda-feira, 10 de outubro, no Senado Galeria, e ficará aberta ao público até o dia 31. A mesma exibição está disponível para visitação no Palácio do Buriti até 14 deste mês.

  • 04/10/2022 Crédito: Minervino Junior/CB. Outubro Rosa. STF Minervino Junior/CB
  • 04/10/2022 Crédito: Minervino Junior/CB. Outubro Rosa. Palacio do Planalto Minervino Junior/CB
  • 04/10/2022 Crédito: Minervino Junior/CB. Outubro Rosa. Palacio do Buriti. Minervino Junior/CB
  • As luzes projetadas no Palácio do Buriti e em outros monumentos de Brasília ficam até o fim do mês Minervino Junior/CB/D.A Press
  • 04/10/2022 Crédito: Minervino Junior/CB. Outubro Rosa. Palacio do Buriti. Minervino Junior/CB

A Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) vão oferecer serviços diversos voltados à conscientização da importância e prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama, ao longo do mês. "O Outubro Rosa é nosso momento de lembrar a mulher de cuidar da própria saúde. Nós sabemos que, com a possibilidade do diagnóstico precoce, ela tem mais chances de recomeçar sua vida", destacou a Secretária da Mulher, Vandercy Camargos.

A programação contará com a circulação do ônibus Sesc Mais Saúde, da Carreta do Sesc e da Unidade Móvel da SMDF, que passarão por Sobradinho, Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Estrutural. A iniciativa levará profissionais de saúde que realizarão 20 atendimentos por dia, entre consultas ginecológicas e inserção do dispositivo intrauterino (DIU). Menores de idade precisam estar acompanhadas de responsável.

Na "Carreta do Sesc", será possível fazer o exame citopatológico e mamografia. Para realizar o citopatológico, é preciso ter entre 25 e 64 anos. Para a mamografia, é preciso ter entre 50 e 69 anos e realizar um agendamento prévio na administração regional de onde a carreta estará. Para o agendamento, serão necessários o documento de identidade, CPF, comprovante de residência no DF e cartão do SUS. Ao todo, serão disponibilizadas 800 vagas para mamografias e 800, para exames citopatológicos.

A equipe da Secretaria da Mulher levará, por meio da Unidade Móvel da SMDF, informações sobre os cuidados preventivos oferecidos pela rede de saúde e sobre o autoexame das mamas, além de rodas de conversa e palestras sobre a promoção da saúde feminina.

O mastologista Luiz Ayrton Santos explica que não há como prevenir o câncer de mama, mas é possível fazer um diagnóstico precoce, o que facilita a cura. "A cura é garantida em até 98% das vezes quando o tumor é detectado no início. O câncer de mama tem sido um desafio no mundio todo. Hoje, excetuando os cânceres de pele, é a neoplasia que mais incide e mais mata as mulheres brasileiras. Espera-se que, para este ano, mais de 66 mil mulheres terão a doença em todo o país", completa o médico.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação