Monkeypox

Varíola dos macacos: DF chega a 282 casos

Dois novos casos da doença foram detectados desde o último levantamento, divulgado pela Secretaria de Saúde em 6/10

Correio Braziliense
postado em 11/10/2022 15:26
 (crédito: Niaid/Divulgação)
(crédito: Niaid/Divulgação)

Um total de 282 pessoas recebeu diagnóstico positivo para a varíola dos macacos, ou Monkeypox, no Distrito Federal. O dado é do último boletim da Secretaria de Saúde do DF, divulgado nesta terça-feira (11/10). O documento confirmou dois casos novos da doença. O levantamento anterior, realizado em 6/10, apontava 280 pessoas infectadas. A maior parte da população atingida está na faixa etária de 20 a 39 anos. O Plano Piloto segue sendo a região mais afetada, com 55 casos. Águas Claras é a segunda área com maior registro de casos, tendo 34 habitantes com diagnósticos positivos.

Das pessoas infectadas no DF, 271 são do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Segundo a Secretaria de Saúde, exames laboratoriais descartaram 643 casos suspeitos, que estavam sob investigação, e 215 aguardam diagnóstico. 

Transmissão

A varíola dos macacos é transmitida pelo contato próximo de uma pessoa para outra, contato com lesões, fluídos corporais e materiais contaminados. Na maioria das vezes, a doença se manifesta de forma leve, porém, há risco de agravamento para imunossuprimidos com HIV/Aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

Nos primeiros cinco dias, os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas. Depois, aprecem erupções cutâneas (na face, palmas das mãos, solas dos pés), lesões, pústulas e, ao final, crostas. Em 23 de julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a doença como emergência global.

Como prevenir

— Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel;

— Usar máscara em ambientes fechados ou com aglomerações;

— Manter distância de pessoas infectadas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação