Crimes

Operação combate crimes envolvendo moradores de rua na Asa Sul

O objetivo foi a apreensão de armas, de drogas e de foragidos da Justiça que circulam pela região e se escondem entre as pessoas em situação de rua na Asa Sul. A operação foi realizada em conjunto pelo 1º Batalhão da PM e a 1ª DP

Eduardo Fernandes*
postado em 27/10/2022 17:14 / atualizado em 27/10/2022 17:35
4ª fase da Operação Asa Sul Segura foi deflagrada nesta quinta-feira (27/10). -  (crédito: Divulgação/PCDF)
4ª fase da Operação Asa Sul Segura foi deflagrada nesta quinta-feira (27/10). - (crédito: Divulgação/PCDF)

A 4ª fase da Operação Asa Sul Segura foi deflagrada nesta quinta-feira (27/10) em uma ação conjunta entre o 1º Batalhão de Polícia Militar (PMDF) e a 1ª Delegacia de Polícia (PCDF). O objetivo é diminuir delitos envolvendo pessoas em situação de rua e conter o aumento nos índices de criminalidade na região.

O foco foi a apreensão de facas, drogas e de foragidos da Justiça que rondavam as proximidades e se escondiam entre as pessoas em situação de rua na Asa Sul. O crescimento dos homicídios e tentativas de homicídios foram uma das principais motivações para a ação em conjunto, que combate as brigas e disputas de território por dívidas de drogas na cidade.

Um menor foi apreendido com dois mandados de busca e apreensão em aberto, dois indivíduos presos por tráfico, seis autuados por porte de drogas para uso pessoal e outros três foram por porte de arma branca. A ação também contou com o apoio do Batalhão de Policiamento com Cães (BPcães) da PMDF.

Criminalidade aumentou

Segundo o delegado da 1ª DP, Maurício Iacozzili, a unidade registrou três tentativas de homicídio, no primeiro semestre deste ano. De acordo com ele, o aumento na segunda metade de 2022 preocupa,  uma vez que ocorreram três homicídios e nove tentativas. “Todos envolviam moradores de rua, que portavam facas e eram motivados por disputas de crack”, destaca.

Dos três assassinatos consumados, dois responsáveis foram identificados e presos, conforme relato do delegado Maurício. Em relação às tentativas de homicídio, nenhuma prisão foi efetuada, mas sete criminosos foram identificados.

Perigo na Rodoviária

A sensação de insegurança também perpassa por outras regiões da capital do país. Na Rodoviária do Plano Piloto, o uso de arma branca também ilustrou o cenário de medo na noite de terça-feira (25). Depois de se envolver em uma briga, um homem de 34 anos foi esfaqueado próximo à pastelaria Viçosa.

Segundo populares, a confusão começou quando a vítima tentou furar a fila do ônibus 180 com destino a São Sebastião e foi golpeado nas costas duas vezes. Os suspeitos, que eram pai e filho, foram levados pela PMDF. A vítima precisou ser encaminhada ao Hospital de Base (HBB), desacordada e em estado grave.

O local enfrenta tráfico de drogas, roubos e tentativas de homicídio quase diariamente. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) enviados à reportagem do Correio, roubos e furtos contra transeuntes cresceram durante os nove meses de 2022.

Apenas neste ano, foram somadas 405 ocorrências por roubos. Em 2021, o número registrado foi de 265. Em relação aos furtos, os índices apontam 384 casos, dado superior aos 199 ocorridos no mesmo período do ano passado.

Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação