Transtorno

Quedas de árvores no Plano Piloto marcam quinta-feira de chuvas

Foram sete ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros na Asa Sul, Asa Norte e Lago Norte. Alagamentos também acontecerem em diversos pontos da cidade

Mila Ferreira
postado em 28/10/2022 15:28 / atualizado em 28/10/2022 16:30
Queda de árvore na 307/507 Norte. -  (crédito: CBMDF)
Queda de árvore na 307/507 Norte. - (crédito: CBMDF)

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou sete ocorrências de quedas de árvores e uma ocorrência de alagamento no Plano Piloto nesta quinta-feira (27/10). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste dia, foi registrado o maior volume de chuva dos últimos sete meses. O instituto divulgou um alerta amarelo, de risco potencial de tempestade, que dura até 23h59 desta sexta-feira (28/10). Com chuva entre 20 e 50mm/h e ventos intensos de 40 a 60 km/h, há chance de ocorrer queda de granizo.

Foram sete solicitações para cortes de árvores em locais diferentes do DF, nesta quinta-feira (27/10): 
SQN 415 - em frente ao Bloco N
SQN 205 - em frente ao Bloco G
Setor de Autarquias Norte -QUADRA 5
SQS 411 - Lateral do Bloco E
SHIGS 706 - próximo ao Bloco F
SQN 307 - em frente ao Bloco J
SHIN QL 2 Conjunto 12 próximo a Casa 01

De acordo com imagens cedidas pelo Corpo de Bombeiros, um carro branco da marca Renault foi atingido pela queda de uma árvore na 307 Norte. Confira abaixo imagens da ocorrência:

 

  • Queda de árvore na 307/507 Norte. CBMDF
  • Queda de árvore na 307/507 Norte. CBMDF
  • Queda de árvore na 307/507 Norte. CBMDF
 

Além disso, o CBMDF registrou ainda um alagamento em uma residência na 705 Norte. Em decorrência da chuva, parte do telhado e do forro de gesso da casa caiu, fazendo com que entrasse uma grande quantidade de água dentro do imóvel. Não houve vítimas.

O Corpo de Bombeiros explicou, em nota, o procedimento seguido quando há quedas de árvores: "Recebemos a chamada e as equipes vão até o local e avaliam se é emergencial ou não. Se estiver oferecendo risco de queda, se a árvore caiu em vias públicas, veículos, residências ou se há risco iminente de queda, é feito o corte e a retirada é feita pela NOVACAP em vias públicas ou por particular quando em propriedade privada".

Confira abaixo instruções do Inmet em caso de tempestade:

- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;


- Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;


- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;


- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação