Proteção dos animais

Primeira delegacia de proteção animal deve ser criada no DF

Objetivo é que o projeto seja encaminhado para o Governo do DF (GDF),ainda nos próximos dias para que, em 2023, o serviço já esteja em funcionamento

Correio Braziliense
postado em 09/11/2022 14:00 / atualizado em 09/11/2022 14:00
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Um projeto da Polícia Civil do Distrito Federal pretende criar a primeira Delegacia de Proteção Animal do país. De acordo com a corporação, o espaço físico da nova unidade será vinculado à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), unidade especializada na apuração de crimes contra o meio ambiente e os animais. O objetivo é que o projeto seja encaminhado para o Governo do DF (GDF) ainda nos próximos dias para que, em 2023 ,o serviço já esteja em funcionamento.

Nos últimos três anos, a PCDF registrou cerca de mil ocorrências de casos de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos, animais silvestres e outros animais. Segundo levantamento estatístico da Segurança Pública do DF, esse número só tem crescido desde o ano de 2019, com um aumento percentual de quase 65%.

Com a criação da nova delegacia, a PCDF pretende diminuir a incidência de crimes contra os animais. Dentre as atividades promovidas pela delegacia, estão ações continuadas de combate e repressão, e também de conscientização, para que as pessoas façam o quanto antes o registro de ocorrência ou a denúncia, visando a aplicação eficaz da legislação, a prisão de criminosos e, ainda, a prevenção a esses crimes e proteção aos animais do DF.

De acordo com a PCDF, o projeto faz parte das medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal no período de transição, visando dar mais celeridade às investigações de crimes de maus-tratos a animais, sem descuidar da apuração dos crimes ambientais, dentre eles o parcelamento irregular do solo, que tem sido alvo de muitas operações e ações da Dema/PCDF. A equipe contará com agentes, escrivãos e delegados.

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação