BRASÍLIA

HCB é reconhecido como um dos melhores hospitais públicos do Brasil

O hospital brasiliense alcançou a décima primeira posição em ranking nacional que revelou as 40 instituições mais eficientes

Jéssica Andrade
postado em 10/11/2022 16:11 / atualizado em 10/11/2022 16:12
 (crédito: Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press)

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) foi premiado, nesta terça-feira (08/11), como um dos melhores hospitais públicos do Brasil — sendo o único do Distrito Federal a integrar a lista. O reconhecimento foi dado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e com a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Ao todo, 40 hospitais foram reconhecidos e o Hospital da Criança de Brasília divide a décima primeira posição com outras três instituições.

Segundo a superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani, o reconhecimento coroa o esforço e a dedicação de toda a equipe do Hospital frente aos desafios de atender crianças com doenças raras, complexas e crônicas na saúde pública. “O Hospital, hoje, se coloca entre os melhores centros da América Latina e até do mundo. Conseguimos, aqui, fazer o diagnóstico no tempo oportuno e dar celeridade ao tratamento que precisa ser o mais precoce possível, no caso das crianças; elas não podem esperar”, afirma Tiziani.

O décimo primeiro lugar chega para o HCB no mesmo mês em que a unidade de saúde completa 11 anos de funcionamento. “Para que a gente alcançasse esse status, muitas ações foram desenvolvidas ao longo dos anos: implementar, desde o início, uma estratégia de pesquisa científica na instituição permitiu que nossos profissionais estivessem sempre na fronteira do conhecimento. Buscar os melhores profissionais, as melhores referências para discutir os casos e publicar, inclusive, motiva a equipe a estar sempre no melhor estágio da pesquisa científica”, diz a superintendente executiva.

O HCB complementa a rede de saúde pública do Distrito Federal com vinte leitos às crianças e adolescentes com câncer e Hemopatias, mas presta atendimento especializado e ambulatorial em 17 especialidades pediátricas aos pacientes que precisam de atenção questões de saúde de média e alta complexidades.

Ranking nacional

Esta é a primeira edição do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, que reconheceu hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS. Foram avaliados 136 unidades de saúde com acreditarão nível 3 pela ONA (conquistada pelo HCB em 2020) ou com certificação de qualidade plena internacional. Os critérios de avaliação incluíram avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados).

“A intenção com esse reconhecimento inédito é estimular ainda mais que os hospitais públicos brasileiros busquem cada vez mais aperfeiçoar seus serviços e mecanismos de gestão, ganhando em eficiência, resolutividade e qualidade à população usuária do SUS”, afirma o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu.

Excelência

O Hospital da Criança de Brasília (HCB) foi inaugurado em novembro de 2011. A unidade de saúde foi construído pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) com recursos da sociedade do Distrito Federal, ao custo de R$ 15 milhões, e doado ao GDF.O desejo de garantir atendimento adequado para crianças com doenças complexas e raras.

26/04/2017. Crédito: Luís Nova/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Visita ao Hospital da Criança de Brasília (HCB), na Asa Norte.
26/04/2017. Crédito: Luís Nova/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Visita ao Hospital da Criança de Brasília (HCB), na Asa Norte. (foto: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)


Mas a história começou um pouco antes, no 7º andar do Hospital de Base, em 1960. A instituição é motivo de orgulho para os brasilienses, funcionários e pacientes. Em setembro deste ano, o índice de satisfação dos pacientes do HCB foi de 97,8% e o nível de satisfação das famílias foi de 97,5%

A diretora clínica da instituição, Elisa de Carvalho — médica gastroenterologista pediátrica —, fala com orgulho do crescimento do projeto. Ela explica que, na pediatria, existem doenças passíveis de receber atendimento primário. Portanto, se a criança tem sintomas de diarreia, gripe ou pneumonia, ela pode ser assistida na atenção básica. No entanto, há grupo de crianças que são portadoras de doenças raras, essas precisam de tratamento especializado, a chamada atenção terciária.

"Com o crescimento de Brasília, um andar apenas no Hospital de Base foi ficando pequeno para todas as especialidades. Inicialmente, cada profissional foi conseguindo novos espaços, em outras Unidades de Saúde. Entretanto, corríamos o risco de ter fragmentação do cuidado da criança, se as especialidades não estivessem atuando em conjunto", lembra. A partir dessa percepção, começou o sonho de construir um hospital para crianças, que se tornou realidade há quase 11 anos.

 

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Entre janeiro e Junho deste ano, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) atendeu 3.986 pacientes com doenças raras
    Entre janeiro e Junho deste ano, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) atendeu 3.986 pacientes com doenças raras Foto: Divulgação/HCB
  • 27/05/2019 - Divulgação/Hospital da Criança de Brasília - Lis, a gêmea siamesa que permanecia na UTI após a cirurgia de separação, teve alta nesta segunda-feira (27/5). Mel já havia recebido alta na última terça-feira (21/5). As meninas agora estão internadas lado a lado na enfermaria do Hospital da Criança de Brasília (HCB), até poderem ir para casa. Em um novo reencontro com a irmã, Lis ganhou o carinho de Mel e foi recebida com um beijo na porta da UTI.
    27/05/2019 - Divulgação/Hospital da Criança de Brasília - Lis, a gêmea siamesa que permanecia na UTI após a cirurgia de separação, teve alta nesta segunda-feira (27/5). Mel já havia recebido alta na última terça-feira (21/5). As meninas agora estão internadas lado a lado na enfermaria do Hospital da Criança de Brasília (HCB), até poderem ir para casa. Em um novo reencontro com a irmã, Lis ganhou o carinho de Mel e foi recebida com um beijo na porta da UTI. Foto: Divulgacao/Hospital da Crianca de Brasilia
  • 26/04/2017. Crédito: Luís Nova/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Visita ao Hospital da Criança de Brasília (HCB), na Asa Norte.
    26/04/2017. Crédito: Luís Nova/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Visita ao Hospital da Criança de Brasília (HCB), na Asa Norte. Foto: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação