Mercado de joias

Pirenópolis promove feira de joias de 25 a 27 de novembro

A expectativa é que a 2ª edição do evento ultrapasse a marca de dois mil participantes durante os seus três dias. A entrada para o público é gratuita

Correio Braziliense
postado em 21/11/2022 18:22 / atualizado em 21/11/2022 18:22
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A 2ª edição da Expo Joias será realizada em Pirenópolis/ GO, de 25 a 27 de novembro, com entrada gratuita. Na feira, o público vai contar com exposições, desfiles, palestras e minicursos. Todas as atividades visam ressaltar a produção local de peças em prata, reafirmando o município como um centro criativo e valioso no mercado nacional de joias.

O Sebrae Goiás é um dos realizadores e apoiadores das duas entidades responsáveis pela organização da Expo Joias, além da Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (Aceapp) e da Associação da Cultura Artesanal de Pirenópolis (Acap).

A expectativa é que a 2ª edição do evento ultrapasse a marca de dois mil participantes nos três dias, entre artesãos, joalheiros, designers, colecionadores, estudantes da área, empresários e turistas de um modo geral.

O que se propõe é que a Expo Joias funcione como um salão de investimentos, com a realização de negócios que se traduzam na consolidação de um mercado que representa crescimento econômico para Pirenópolis e região.

A exposição também cumprirá o papel de promover debates relacionados à necessidade da implementação de políticas públicas de apoio à cadeia produtiva de joias em Goiás. Pirenópolis é protagonista nessa questão porque a arte joalheira artesanal produzida na cidade, iniciada ainda na década de 1970, é patenteada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O analista técnico do Sebrae Goiás João Luiz Prestes Rabelo explica que o estilo Pirenópolis de se criar e produzir joias em prata são reconhecidos como uma Indicação Geográfica. Ou seja, as características únicas das peças produzidas pelos artesãos locais estão protegidas por patente.

“Estamos falando de uma tradição que faz parte da cultura e economia local. Isso confere às joias de Pirenópolis uma distinção e valor especiais que lhe garantem reconhecimento no Brasil e exterior”, ressalta Rabelo, que é gestor de Indicações Geográficas do Sebrae Goiás.


História

A arte joalheira em Pirenópolis teve início com a confecção de joias com gemas naturais e, depois foi introduzida a arte dos troqueis e o estilo rococó. Os pioneiros na produção das peças tiveram influência de técnicas indianas. Vieram outros conhecimentos, que foram ensinados aos mais jovens e culminou no “Estilo Pirenópolis”, reconhecido pelo INPI em 2019.

A Expo Joias surge, então, como uma vitrine para essa nova fase de uma tradição local. “Será dada visibilidade e criadas oportunidades de negócios, posicionando a prata de Pirenópolis como produto tipicamente goiano e altamente requisitado para exportação”, afirma João Luiz Rabelo.

Confira a programação

25/11 — sexta-feira

15h: abertura da exposição

18h: bate-papo — A indicação Geográfica das pratas de Pirenópolis como diferencial competitivo no mercado. O que isso significa?

Mediador: João Prestes (analista da Unidade de Soluções/Sebrae-GO)

Convidados

Ronisvon Mendes de Morais (Presidente ACEAPP); Marisa Pacheco (tesoureira e coordenadora de projetos da ACEAPP); Maria Delma Melo (presidente do Conselho Regulador IG de Procedência de

Pirenópolis); Daniela Couto (consultora do Sebrae-GO)

19h: happy hour — show Brasilidades com a cantora Grace Carvalho

26/11 — sábado

10h: roda de conversa entre os artesãos joalheiros
Mediador: João Prestes (Analista da Unidade de Soluções - SEBRAE GO) 14h-Abertura da Exposição

15h: bate-papo — Turismo de Experiências e o Mercado de Luxo em Pirenópolis
Mediadora: Vanessa Leal (secretária de Turismo de Pirenópolis)

Convidados

Marcelo Safadi — Divina Pousada/Tutto Ristorante/Rosário 26/Romaria Bistro; Dona Thelma — Fazenda Babilônia; Marco Aurélio — artesão joalheiro; Mércia Crema — -Pousada dos Pireneus/ MS Turismo

27/11 — domingo

14h: abertura da Exposição

15h: bate-papo — As Pratas da Casa

Mediadora: Thais Oliveira (SEBRAE GO)

Convidados

Bruna Ribeiro — Sorveteria Colore/Adega Sarue; Ernesto Matthias — Cervejaria Santa Dica; Raiza Goulão — atleta internacional de Mountain Bike; Jota Clavijo — artesão joalheiro e artista plástico

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação