Copa do Mundo

Frota de ônibus reduzida: veja como fica o transporte no DF

No dia em que o time canarinho joga contra a Suíça, na Copa do Mundo de 2022, a capital do país tem ponto facultativo para servidores públicos

Ana Maria Pol
postado em 28/11/2022 09:56 / atualizado em 28/11/2022 09:56
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Os brasilienses que dependem de ônibus no Distrito Federal devem se programar para não perderem a seleção brasileira em campo nesta segunda-feira (28/11). No dia em que o time canarinho joga contra a Suíça, na Copa do Mundo de 2022, a capital do país tem ponto facultativo para servidores públicos, e os ônibus circulam conforme a tabela de programação dos sábados, ou seja, com frota reduzida. O aviso foi foi divulgado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

Já o Metrô-DF terá funcionamento normal, das 5h30 às 23h30, e reforçará a frota: nesta segunda-feira (28/11), haverá aumento de trens entre 11h e 13h, para atender a demanda de quem for liberado por empresas privadas ou órgãos governamentais. Na terça-feira (29/11), a previsão é que os transportes públicos voltem à normalidade e sigam a programação de dias úteis.

O que abre e fecha

Após o resultado positivo na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Catar, o time canarinho joga contra a Suíça nesta segunda-feira (28/11). Para o dia de jogo, que acontece às 13h, que tem ponto facultativo, parte dos órgãos públicos terá mudanças no funcionamento. O terceiro e último jogo da fase de grupos será em 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões. À medida em que o Brasil avançar no mundial, serão divulgadas novas informações sobre o funcionamento governamental. Confira, abaixo, o que abre e fecha no DF:

TRANSPORTE

Ônibus

- Dia 28 de novembro: programação de sábado.

- Dia 2 de dezembro: tabela de dia útil, com reforço de viagens a partir das 13h30.

Metrô

Nos dias de jogos o funcionamento será normal, das 5h30 às 23h30. Haverá aumento de trens entre 11h e 13h (pico intermediário) para atender o retorno dos usuários que forem liberados pelas suas empresas ou órgãos governamentais.

SAÚDE

Samu: atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

Emergências: dos hospitais regionais, das unidades de pronto-atendimento (UPAs) e da Casa de Parto de São Sebastião atenderão de forma ininterrupta, em plantão 24h.

Emergência odontológica: a do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) terão plantão 24h.

Caps: os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionam de forma ininterrupta. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrirão em 28 de novembro.

Vacinação: não haverá vacinação em 28 de novembro.

UBS: as unidades básicas de saúde (UBSs) estarão fechadas no dia 28.

Farmácias de Alto Custo: não abrirão em 28 de novembro.

Hemocentro: não funcionará no dia 28.

Ambulatórios e policlínicas: não atenderão em 28 de novembro.

COMÉRCIO

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o funcionamento do setor será normal. Para que não haja prejuízo no expediente, donos de estabelecimentos informaram à instituição sobre a possibilidade de colocarem televisores para os colaboradores assistirem aos jogos.

No segmento de varejo em geral, como lojas de rua e shoppings, a abertura ficará a critério dos empresários. Em dias de Seleção Brasileira em campo, podem abrir normalmente, com autorização para dispensar os funcionários para assistirem às partidas fora da empresa, saindo 30 minutos antes e retornando 30 minutos após o fim dos jogos.

NA HORA E PROCON

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), os dois estabelecimentos estarão fechados.

CONSELHO TUTELAR E CENTRO INTEGRADO 18 DE MAIO

Nos dias 28 de novembro, ponto facultativo, e no dia 30, feriado local, atenderão apenas as demandas urgentes pelo telefone 125.

PRÓ-VÍTIMA

Os núcleos do programa terão expediente das 8h às 14h nos dias 24/ de novembro e 2 de dezembro. No dia 28, o atendimento será em regime de plantão. Em 30 de novembro, estarão fechadas.

MPDFT

O expediente no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios será das 7h às 10h30, quando o jogo começar ao meio-dia. Em dia de partida às 13h, o funcionamento será das 7h às 11h30. Quando o jogo for às 16h, o atendimento será das 7h às 14h.

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação