Adoção tardia

Apaixonado por esporte, David tem 16 anos e sonha com uma família adotiva

David é um dos jovens que vivem em abrigos no DF e sonham com uma família. Programa "Em busca de um lar", da Vara da Infância, tem como meta sensibilizar a sociedade para a adoção tardia

Correio Braziliense
postado em 28/11/2022 12:44 / atualizado em 28/11/2022 12:44
 (crédito: TJDFT)
(crédito: TJDFT)

David tem 16 anos e vive em um abrigo do Distrito Federal. Como tantos outros, o adolescentes sonha com uma família adotiva e espera conseguir por meio do programa Em busca de um lar, da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF). “Tem uma frase que ouvi que diz não existir família perfeita. Não importa o jeito que vier, vou acolher com amor e carinho”, fala o menino. Ele deseja uma família que esteja ao lado dele nos bons e maus momentos, com a qual possa conversar e da qual receba atenção.

Um dos fatores que dificultam o encontro entre as crianças e adolescentes à espera de um lar e as famílias adotivas é a idade. Se, de um lado, 85% das pessoas buscam crianças com até 3 anos, de outro, 90% das que aguardam adoção têm mais que isso. Quando a idade passa dos 12 anos, apenas 2% das famílias aceitam acolher aqueles que representam quase a metade do total de meninos e meninas do cadastro de adoção.

O programa Em busca de um lar foi criado pela Vara da Infância justamente para sensibilizar a sociedade e aumentar as chance daqueles que não costumam ser a escolha óbvia dos pretendentes à adoção – adolescentes e crianças mais velhas, que pertencem a grupos maiores de irmãos, com deficiência ou graves problemas de saúde.

Um futuro de sonhos

“David é um adolescente muito carismático, divertido, traz muita alegria por onde passa”, descreve o psicólogo Rafael Leal, técnico responsável pelo menino na instituição de acolhimento em que ele vive atualmente. David também é descrito como um menino com habilidade de liderança, que fala pelos outros. “Ele tem um senso de justiça muito bacana, passa segurança. Sabemos poder contar com ele”, afirma Rafael. O psicólogo destaca ainda o lado afetuoso de David. “Ele tem esse estilo todo de atleta, mas é muito sensível e carinhoso, apesar de não gostar muito de falar desse lado dele. É muito coração”, finaliza.

David gosta de todos os esportes, mas o favorito é o basquete. É fã do time americano de basquete Knicks e do jogador da modalidade LeBron James. Quando não está estudando ou trabalhando, ele também curte jogos de tabuleiro e de cartas, mexer no celular, assistir a filmes – principalmente de ação, ficção científica e heróis. “Eu sou do tipo que gosta de fazer de tudo”, afirma David.

Cursando o primeiro ano do Ensino Médio, David diz que é muito bom em Exatas e em Português. Como amante de esportes, também gosta muito das aulas de Educação Física. No contraturno escolar, o menino trabalha como jovem aprendiz no cargo de auxiliar administrativo em um banco. “É muito bom, dá para ser mais independente, conseguir minhas próprias coisas”, conta ele. Para o futuro, sonha estudar Administração, ser policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ou ainda entrar para o Exército ou ser jogador de futebol. Assim como ele sonha em fazer parte de uma família, ele se imagina no futuro formando um novo lar.

Clique no link a seguir para conhecer melhor o David em vídeo: https://atalho.tjdft.jus.br/LcGX7n

Como adotar

Famílias interessadas nos participantes do Em Busca de um Lar devem procurar a VIJ-DF para manifestar seu interesse na adoção. O contato inicial pode ser feito mandando mensagem pelo WhatsApp para o número (61) 99272-7849 ou para o e-mail embuscadeumlar.vij@tjdft.jus.br.

Caso a pessoa interessada ainda não seja habilitada para adoção, é preciso iniciar o processo – saiba como: https://atalho.tjdft.jus.br/wQt0oO. Quem tem interesse em adotar adolescentes, grupos de irmãos, crianças e adolescentes com deficiência, doença crônica ou necessidades específicas de saúde tem prioridade legal na habilitação e na tramitação do processo de adoção.

Serviço

Veja quem ainda aguarda por um lar na página do programa: https://atalho.tjdft.jus.br/ZUwqlt
Conheça a família que encontrou o filho com a ajuda do programa: https://atalho.tjdft.jus.br/evcFnP
Ouça a história de quem adotou fora do perfil em episódio do podcast Prioridade Absoluta: https://atalho.tjdft.jus.br/oJCUF1
Facebook - https://atalho.tjdft.jus.br/LZhK12

YouTube - https://atalho.tjdft.jus.br/iAc6c5

Instagram TJDFT - https://www.instagram.com/TJDFToficial/

Com informações do TJDFT

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação