LUTO

Morre Danilo Doneda, professor do IDP e referência na Lei de Proteção de Dados

Diante do seu conhecimento no assunto, ele coordenou a redação do esboço do projeto da Lei de Proteção de Dados, que serviu como base para a LGPD, em vigor desde 2020

Correio Braziliense
postado em 08/12/2022 14:31
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Morreu neste domingo (4/12), o advogado Danilo Doneda, aos 52 anos, vítima de um câncer. O enterro de Doneda foi em Curitiba, onde morava. Danilo Doneda deixa a esposa e três filhos. 

Especialista em proteção de dados no Brasil e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Doneda também era conselheiro da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade, cargo indicado pela Câmara de Deputados.

Diante do seu conhecimento no assunto, o advogado trabalhou como coordenador-geral na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, onde coordenou a redação do esboço do projeto da Lei de Proteção de Dados, que serviu como base para a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em vigor desde setembro de 2020.

Danilo Doneda atuava também como membro do Conselho Diretor da International Association of Privacy Professionals (IAPP) e professor de direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Em nota publicada nas redes sociais, o IDP afirmou que Doneda teve uma "trajetória acadêmica brilhante" e que a contribuição do advogado marcou uma docência exemplar, na qual "colecionou admiração da comunidade acadêmica".

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB) também manifestou condolências pelo falecimento de Doneda. "Doneda foi referência nacional na área do direito digital. O profissional era conselheiro da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade, cargo indicado pela Câmara de Deputados. Doneda palestrou na VII Confêrencial Estadual da Advocacia, em 2021, em sua especialidade, privacidade e proteção de dados. O profissional também teve atuação determinante para marcos regulatórios nessas temáticas", diz a nota emitida pela OAB/PR.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação