Tragédia

Moradores tinham pedido troca de fio que matou três pessoas eletrocutadas

Morreram uma criança de 5 anos e dois adolescentes de 14 e 17 anos. Um morador tentou ajudar e também sofreu um choque. Acidente aconteceu em Ceilândia na noite desta sexta-feira (9/12)

Mila Ferreira
postado em 10/12/2022 18:38 / atualizado em 10/12/2022 20:11
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Moradores da QNP 24, em Ceilândia, onde quatro pessoas foram eletrocutadas e três morreram na noite desta sexta-feira (9/12), relataram que, há seis meses, acionaram a Neoenergia, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Brasília, e solicitaram a troca de um fio de alta tensão que estava soltando faíscas. Perderam a vida Karina Madureira da Silva, 17 anos, Kelvin Michel Madureira de Andrade, 14 anos, e Sophia Emanuelly Batista Madureira, 5 anos. 

Segundo Zilton Monteiro, 61 anos, morador da quadra, a empresa atendeu à solicitação feita por ele e enviou técnicos para fazer a manutenção, mas, ao invés de trocarem a fiação, fizeram um reparo. "Eles apenas remendaram o fio. Estávamos esse tempo todo correndo risco. Ontem, com a chuva, o fio rompeu e caiu em cima dos três pedestres que estavam passando", contou Zilton ao Correio.

A Neoenergia Brasília informou, em nota, que lamenta o ocorrido e está prestando solidariedade e apoio às famílias das vítimas. De acordo com a companhia, a empresa está apurando as causas da ocorrência e auxiliando as autoridades. "Após ser comunicada do fato pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a companhia enviou uma equipe técnica imediatamente ao local para proceder com as medidas emergenciais cabíveis, eliminando os riscos para a população. No momento da ocorrência, havia um grande volume de chuvas e a incidência de descargas elétricas na rede", disse o documento.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o caso. Segundo o delegado Luiz Gustavo Ferreira, da 23ª Delegacia de Polícia, do P Sul, uma testemunha informou à PCDF que já havia acionado a Neoenergia para resolver problemas na fiação do local, mas que a companhia só compareceu após dois meses. "A questão será avaliada no campo técnico. Estamos aguardando o laudo da Seção de Engenharia Legal e Meio Ambiente (Selma), um setor especializado no assunto. Peritos da Polícia Civil vão avaliar o caso", declarou o delegado. As vítimas moravam em Planaltina.

Alex Pereira de Sousa, 41 anos, passava de carro pelo local e desceu do veículo para ajudar as vítimas e foi atingido por uma descarga elétrica. Ele foi hospitalizado, mas está fora de perigo, de acordo com o delegado.

O velório das três vítimas ocorrerá domingo(11/12) às 14 horas no Cemitério Campo da Esperança de Planaltina, na capela Templo Ecumênico. O sepultamento será às 16h30.

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação