CB.Poder

André Clemente afirma que controle de contas passará por modernização

Em entrevista ao CB.Poder, parceria entre Correio e TV Brasília, o vice-presidente TCDF também comentou sobre as prioridades do órgão e a relação com o Executivo

Carlos Silva*
postado em 16/12/2022 15:45
 (crédito:  Mariana Lins )
(crédito: Mariana Lins )

O novo vice-presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), André Clemente, foi o convidado do CB.Poder desta sexta-feira (16/12). Ao jornalista Carlos Alexandre de Sousa, ele comentou sobre setores a serem modernizados no controle de contas, sua futura atuação no órgão e a relação entre Executivo e Legislativo.

Para o ex-secretário de Economia do DF, quatro aspectos guiarão a melhoria do TCDF. “Temos a infraestrutura, a parte de legislação, informática e, mais importante, os recursos humanos. A modernização do tribunal de contas significa, justamente, o reforço desses quatro pilares. Isso permitirá que o tribunal chegue ao cidadão de forma mais fácil e dê mais agilidade, inclusive, às análises de processos e (tomada de) decisões”, afirmou.

Clemente também afirmou que a pluralidade de visões no órgão tem sido positiva e será benéfica ao atendimento de demandas recebidas. “Tenho aprendido muito com os demais conselheiros. Essa parte legislativa e política permite que tenhamos sensibilidade para entender o que a população quer no tempo e no espaço", disse.

Impostos e controle

O vice-presidente do TCDF falou sobre a relação entre os Poderes e o controle de contas. Para ele, os últimos anos mostram que é possível auxiliar o governo sem ceder no controle de contas.“A relação com os ocupantes do Executivo muda, em função dos seus ocupantes, mas a experiência dos últimos quatros anos foi muito positiva, o que deu velocidade na aprovação dos projetos”, avaliou.

Clemente vê — nas esferas nacional e local — que o controle de contas e a cobrança de impostos devem ser ajustados constantemente, para atender a sociedade de forma efetiva. “Eficiência e eficácia na gestão nunca é demais. A população e o setor produtivo crescem, e a cidade muda a cada dia. Então, sempre há espaço para melhorar. O importante é ter um plano com metas estabelecidas”, concluiu.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação