CB.Poder

Desemprego entre jovens é foco da Secretaria da Família e Juventude

Ao jornalista Roberto Fonseca, o futuro titular da pasta, deputado Rodrigo Delmasso, também falou sobre outros projetos da pasta para 2023 e comentou as reações à nomeação dele

Carlos Silva*
postado em 19/12/2022 16:10
Delmasso avaliou que a relação com outros parlamentares de esquerda, como Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSOL) e Max Maciel (PSOL) será produtiva -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
Delmasso avaliou que a relação com outros parlamentares de esquerda, como Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSOL) e Max Maciel (PSOL) será produtiva - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Rodrigo Delmasso, nomeado para a Secretaria de Família e Juventude, foi o convidado do CB.Poder — parceria entre Correio e TV Brasília — desta segunda-feira (19/12). Ao jornalista Roberto Fonseca, o deputado ressaltou que um dos principais eixos de atuação será na diminuição do desemprego entre jovens. Ele também falou sobre outros projetos da pasta para 2023 e as reações à nomeação dele.

Delmasso afirmou que "a maior mazela que atinge o jovem no Distrito Federal, hoje, é o desemprego”. Para ele, a falta de qualificação profissional na passagem à vida adulta e a convivência em lares desestruturados fazem com que essa parcela da sociedade tenha menos chances no mercado de trabalho. “Nosso desafio vai ser contribuir para estruturar essas famílias e fazer com que tenham o mínimo de estrutura econômica e social. E trabalhar para que os jovens tenham oportunidade, porque é isso que eles querem para construir a sua vida”, afirmou.

Outro foco da secretaria é em propostas ligadas à saúde, como prevenção da gravidez precoce e contágio por doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. O parlamentar explicou que isso vem para desafogar o sistema de saúde da capital. “Temos um projeto chamado Estilo de Vida, que queremos voltar a desenvolver para trabalhar toda a linha da saúde do jovem no DF, prevenir e evitar que haja pressão no Sistema Único de Saúde (SUS)”, adiantou.

Nomeação

Delmasso também falou sobre respostas de outros políticos à nomeação dele. O parlamentar destacou as críticas feitas pela ex-candidata ao Governo do Distrito Federal (GDF) Keka Bagno (PSOL), que classificou como “escárnio” a escolha dele para o cargo. “Só demonstrou despreparo, falta de visão e posição estadista. Para quem buscou ser candidata a governadora, infelizmente demonstra que não sabe ter diálogo com o lado oposto. Não entendi o porquê desses ataques”, comentou.

Delmasso avaliou que a relação com outros parlamentares de esquerda, como Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSOL) e Max Maciel (PSOL), será produtiva. “Dos três, dois eu já tive a oportunidade de conviver. O deputado Chico Vigilante é histórico no Partido dos Trabalhadores e é do diálogo. Do ponto de vista dos princípios e valores, nenhum de nós abre mão do que acreditamos e pensamos, mas sempre buscamos o diálogo. Com Fábio Felix é da mesma forma. Não conheço Max Maciel, só de cumprimentar. Então, acho que nossa relação não será comprometida”, ponderou.

Confira o CB.Poder na íntegra:

*Estagiário sob supervisão de Malcia Afonso

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação