Festival do Futuro

Palco da festa da posse de Lula começa a ser montado na Esplanada

O espaço da celebração da posse de Lula terá área para crianças, PCDs e praça de alimentação com mesas e cadeiras para 6 mil pessoas, com cobertura para chuvas

Naum Giló
postado em 26/12/2022 03:51
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

Em 1º de janeiro de 2023, Brasília será o destino de pessoas vindas de todo o país e do mundo para acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Desde a semana passada, brasilienses que transitam pela Esplanada dos Ministérios podem perceber que a estrutura de tendas do Festival do Futuro, nome dado ao evento, está sendo montada, com conclusão prevista para o fim desta semana. Pelo que a reportagem apurou, diversos espaços cobertos estão sendo erguidos, distribuídos ao longo do gramado central, entre a Catedral e o Congresso Nacional.

Segundo a organização, são esperadas até 300 mil pessoas para prestigiar os ritos oficiais da posse e as apresentações culturais. A entrada é franca e não é preciso retirar ingresso antecipadamente. Em relação à segurança, os responsáveis pelo festival também afirmam que está tudo sendo estrategicamente estruturado para que não haja conflitos. 

Serão dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, que receberão atrações de todo o Brasil. Até o momento, 62 artistas e bandas confirmaram participação voluntária na festa. A programação começa às 10h, com uma pausa a partir das 13h30, para que o público acompanhe a solenidade política por telões instalados no espaço. Às 18h30, a programação é retomada e a música segue noite adentro. O Festival tem previsão de término às 3h30 de 2 de janeiro.

Estrutura na Esplanada dos Ministérios é montada para o show da posse presidencial.
Estrutura na Esplanada dos Ministérios é montada para o show da posse presidencial. (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

O Festival do Futuro também terá uma feira gastronômica, que promete disponibilizar pratos da culinária brasileira de norte a sul. Para este serviço, o gramado central da Esplanada terá uma tenda de 8 mil m², com mesas e cadeiras para 6 mil pessoas. Ao redor dela, haverá 40 estandes de alimentação, 15 de bebidas e drinques, além de 10 food trucks.

O evento terá acessibilidades para pessoas com deficiência (PCD). Entre as iniciativas estão intérpretes de Libras, área com acesso de acompanhante, equipe de acessibilidade para dar assistência às pessoas com deficiência, placas de sinalização, abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva e banheiros acessíveis e próximos à área PCD. Já as crianças terão o Espaço Curumim, onde monitores vão entretê-los com brincadeiras tradicionais em uma área com segurança especializada.

Programação

A programação cultural começa às 10h, com o Cortejo do Futuro, que vai sair da praça de alimentação apresentando, ao longo de uma hora, um panorama das culturas populares e tradicionais brasileiras em múltiplas manifestações, como, entre outras, toré, bumba meu boi, afoxé, maracatus, fanfarras e violeiros. No palco Elza Soares, às 10h30, o espetáculo Brasília, Capital de Todos os Ritmos trará, ao longo de 90 minutos, repertório variado e ritmos diversos, com seis DJs, dois poetas, 27 intérpretes e 35 músicos.

Os demais shows do evento vão ocorrer alternadamente nos dois palcos do evento, nos quais subirão grandes nomes da música brasileira, como: Chico César, Zélia Duncan, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Odair José, Fernanda Takai, Pabllo Vittar, Marcelo Jeneci e Teresa Cristina.

A lista completa de artistas confirmados para o Festival do Futuro pode ser conferida aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação