FESTIVAL DO FUTURO

Atenção para o check list para a festa da democracia na Esplanada dos Ministérios

Área central de Brasília está com o esquema de trânsito e segurança estruturado para a comemoração da posse presidencial

Ailim Cabral
Júlia Eleutério
Rafaela Martins
postado em 31/01/2023 05:00
 (crédito: editoria de arte)
(crédito: editoria de arte)

Agora faltam apenas algumas horas para a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a animação toma conta dos eleitores que votaram no candidato e vieram de todos os lugares do Brasil para acompanhar o evento. E mesmo no clima de alegria, o planejamento e os cuidados não podem ser deixados de lado. Os brasilienses, acostumados com o clima da cidade e as famosas flutuações de humor de São Pedro na região, dão dicas para os amigos e parentes que vieram de outros lugares do país. 

Quem quiser se proteger das chuvas, que são uma grande possibilidade no período da tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, deve apostar em capas de chuva, uma vez que objetos pontiagudos, como guarda-chuvas, não serão permitidos. Embora a previsão aponte céu nublado durante a manhã e pancadas de chuva à tarde, é importante estar preparado para se expor aos raios solares, que mesmo com o tempo fechado podem queimar (confira quadro com recomendações).

A garrafa de água, por exemplo, não pode ser deixada de lado em hipótese alguma, mas é preciso estar atento às regras de segurança. A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) recomenda que quem for levar lanche ou água deve optar por embalagens de plástico transparentes.

Cuidados

Em razão das fortes chuvas, especialmente dos últimos dez dias, o número de buracos aumentou bastante nas pistas do Distrito Federal. Nesta semana, operários da Novacap e integrantes do GDF Presente realizaram a recuperação asfáltica das vias principais da Esplanada, N1 e S1, que dão acesso ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e também à Câmara Legislativa. O trecho entre a Rodoviária e o Museu Nacional, por exemplo, estava bem danificado e foram necessárias cerca de 6,5 toneladas de massa asfáltica para executar o serviço. A medida se deveu à preparação para as festividades que serão realizadas no local.

Para a posse do presidente, o trânsito no centro de Brasília sofreu alterações para evitar transtornos. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e a Polícia Militar do DF atuam com sinalização, controle, fiscalização de trânsito e apoio à travessia de pedestres.

Para garantir maior segurança na passagem de pedestres, as equipes do Detran e da PMDF apoiarão a travessia e também trabalharão para coibir infrações, como alcoolemia e estacionamento irregular. Em relação à segurança para motoristas e pedestres, os eventos serão monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 29 órgãos, instituições e agências do GDF voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização. Os locais contarão, ainda, com reforço do policiamento e ações pontuais, de forma a minimizar impactos de trânsito, principalmente na região central.

Foi montada, na área do Museu Nacional, a Cidade da Segurança, estrutura de apoio que funcionará como uma base das forças de segurança. No local, um ônibus da Polícia Civil funcionará dando apoio para a população com o registro de ocorrências. Os casos que não puderem ser registrados diretamente na unidade móvel, serão encaminhados para o Departamento de Polícia Especializada (DPE), no Parque da Cidade, onde ficarão concentrados todos os flagrantes envolvendo situações relativas à posse presidencial, até 19h. Após esse horário, a 5ª DP voltará a assumir eventuais flagrantes.

Além disso, o Corpo de Bombeiros vai usar a Plataforma de Observação Elevada (POE), que conta com câmeras de alta resolução e alcance que permitem uma melhor observação do evento. Eles também atuarão com viaturas para ocorrências envolvendo produtos perigosos e de Atendimento de Múltiplas Vítimas (AMV).

As Polícias Militar e Civil do DF atuarão na segurança com o suporte de unidades especializadas, entre elas as tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais.

Posse de Ibaneis

A cerimônia de posse do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) começa às 8h e também inspirou mudanças no trânsito da capital. A região próxima ao Santuário Dom Bosco, na 702 Sul terá bloqueios e alterações coordenadas por agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

O retorno na via de ligação entre a W3 e a W4 Sul será fechado na altura do santuário e as vias internas da igreja serão sinalizadas para impedir o estacionamento em locais que possam causar bloqueio no trânsito.

Já as alterações nas imediações da Câmara Legislativa (CLDF) iniciarão às 8h e estão a cargo do Detran e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A faixa mais à direita da Estrada Parque Indústria Gráficas (EPIG) ficará reservada para acesso exclusivo de veículos destinados ao local da cerimônia, marcada para às 9h.

Em razão da sinalização da faixa exclusiva para acesso à CLDF, a primeira parada de ônibus da Epig, sentido norte-sul, será desativada e o embarque/desembarque de passageiros será deslocado para aproximadamente 100 metros adiante.

Os estacionamentos indicados são os do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), do Tribunal de Justiça e Territórios (TJDFT) e as vagas no canteiro central do Eixo Monumental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE