Condenação

Latam é condenada a indenizar em R$ 20 mil, homem impedido de viajar com cão-guia

Passageiro com deficiência visual entrou sem o animal em voo que saiu de Brasília para São Paulo no ano passado; Empresa pretende recorrer da decisão

Amanda Sales
postado em 04/01/2023 16:58
 (crédito: MARTIN BERNETTI)
(crédito: MARTIN BERNETTI)

A companhia aérea Latam Airlines Brasil foi condenada a indenizar, por danos morais, em R$ 20 mil um passageiro com deficiência visual impedido de entrar no avião com seu cão-guia. Como é uma decisão em primeira instância, da 16ª Vara Cível de Brasília, ainda cabe recurso.

O autor da ação, Spencer Carnicelli, embarcou sozinho em voo que saiu de Brasília para São Paulo em julho de 2022. Segundo ele, no dia da viagem, os documentos exigidos para o check-in do cão-guia foram apresentados normalmente, mas ainda assim impediram o animal de viajar. Carnicelli passou quatro dias sem o cão.

Em defesa, a Latam afirmou que o passageiro deveria ter avisado sobre a presença do cão-guia com 10 dias de antecedência ao voo. De acordo com a empresa, ele também deveria apresentar um formulário preenchido por um médico para atestar a necessidade de o cão-guia acompanhar o usuário na cabine.

Após analisar provas apresentadas, o juiz indicou que Carnicelli compareceu para embarque no horário previsto e retornou com o formulário médico preenchido na parte da tarde, mas a companhia aérea não autorizou o embarque do animal. Para o magistrado, “não é razoável que a empresa tenha impedido o embarque do cão-guia com fundamento em exigência de prévia comunicação”.
Em nota, a Latam afirma que irá recorrer da decisão.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE