Democracia

Após atos golpistas, GDF cria Gabinete de Crise para colaborar com investigações

Na manhã desta segunda-feira (9/1), o governo do DF afirmou que um Gabinete de Crise foi criado para auxiliar nas investigações dos atos antidemocráticos

Rafaela Martins
postado em 09/01/2023 13:31
 (crédito: Ed Alves/CB/ DA press)
(crédito: Ed Alves/CB/ DA press)

Com ataques golpistas realizados por manifestantes pró-Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios durante a tarde de domingo (8/1), o Governo do Distrito Federal alegou, na tarde desta segunda (9/1), que um Gabinete de Crise foi criado para colaborar com as investigações sobre os atos.

Em nota, o GDF afirmou que “repudia com veemência os atos terroristas ocorridos na Esplanada dos Ministérios”. Além disso, o Gabinete pretende colaborar com as investigações da Controladoria-Geral do DF, que vai analisar a possível participação de servidores nos crimes.

No texto, o órgão apontou que nenhuma depredação será aceita. “Nenhuma depredação do patrimônio público será tolerada. O GDF vai seguir trabalhando normalmente, mantendo as agendas previamente acertadas, com lançamentos de obras e entregas”, disse o texto.

Exoneração

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do cargo por 90 dias.

De acordo com a decisão, publicada na madrugada desta segunda-feira (9/1), o chefe do executivo local e o secretário de segurança exonerado Anderson Torres também serão incluídos no inquérito que investiga atos antidemocráticos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE