CB.Poder

Distrito Federal não deve ser prejudicado pela ausência do governador

Ao CB.Poder, Daniel de Castro (PP), falou sobre os atos golpistas do último domingo e afirmou que o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) não deve impactar no andamento das obras iniciadas na capital

Carlos Silva*
postado em 10/01/2023 15:28 / atualizado em 10/01/2023 18:19
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Daniel de Castro (PP) foi o convidado do CB.Poder — parceria entre Correio e TV Brasília — desta terça-feira (10/1). Ao jornalista Roberto Fonseca, o deputado distrital falou sobre os desdobramentos dos atos terroristas ocorridos no domingo (8/1). Ele também comentou sobre o afastamento do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) e sobre reflexos da resolução na autonomia política da capital.

Um dos tópicos de maior destaque abordados na entrevista foi a intervenção federal. Castro entende que as exonerações e os afastamentos devem ocorrer de maneira mais comedida, visto que decisões desta natureza podem ser vistas pelo público como condenações. Além disso, o parlamentar avalia que o desligamento provisório do chefe do Executivo local atinge também parte da população. “Aceitamos a decisão do ministro (do STF) Alexandre de Moraes, mas penalizou unicamente o governador do Distrito Federal. Me preocupo, pois, com isso, cassou a voz de quase 900 mil eleitores”, ressaltou.

No entanto, o distrital frisou que a ausência de Ibaneis não deve impactar o andamento para dar continuidade às obras e projetos já iniciados, tendo em vista a atuação da vice-governadora Celina Leão. “Há uma aliança forte, que acabou de ser construída e foi exitosa, os elegendo em primeiro turno. Tudo continua na normalidade. Brasília não vai parar, porque, se isso acontecer, prejudicamos quem não pode ser penalizado”, afirmou.

Por fim, o entrevistado comentou a conduta das forças de segurança que atuaram durante os atos golpistas. Ele destacou a importância da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no julgamento de agentes que cometeram crimes. “Houve erro, porém não podemos execrar ninguém. Se esses (que foram filmados) cometeram equívocos, também serão julgados. Entretanto, a culpa precisa ser comprovada no devido processo”, ponderou.

Confira o CB.Poder na íntegra:

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Estagiário sob supervisão de...

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE