Segurança

Sindicatos da PCDF sugerem a regulamentação do uso das forças de seguranças do DF

O documento sugere a criação de uma unidade exclusiva da PCDF para dar apoio na preservação das sedes e patrimônios dos Poderes em Brasília.

Correio Braziliense
postado em 19/01/2023 18:45
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Após os ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, os sindicatos dos Policiais Civis (Sinpol) e dos Delegados de Polícia (Sindepo) do Distrito Federal elaboraram um anteprojeto para propor ao governo federal a regulamentação do uso das forças de segurança da capital federal pelo Governo do DF (GDF). 

Esse documento sugere a criação de uma unidade exclusiva da PCDF, especialmente treinada e equipada para apoiar as demais instituições na preservação das sedes e patrimônios dos Poderes da União em Brasília. 

Em caso de comprometimento da ordem pública do DF, as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) poderão ser utilizados pela União de forma temporária para fins operacionais.

Nesse caso, o governador do DF poderá nomear o delegado-geral da Polícia Civil, o comandante da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, sempre ouvindo o ministro do Estado da Justiça e Segurança Pública.

“Os policiais civis do DF tiveram um papel fundamental na elucidação dos crimes tentados contra as instituições da União naquele fatídico domingo. Esse é mais um trabalho que atesta a qualidade técnica da investigação desses profissionais”, afirma Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.

Vínculo Jurídico

A medida busca estabelecer o vínculo jurídico da PCDF com as demais carreiras de polícia judiciária da União, assim como fixa que seja da mesma entidade da federação a competência para dispor sobre os subsídios dos policiais civis do DF.

 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE