Jornal Correio Braziliense

SUSTENTABILIDADE

Empresa capacita mulheres para trabalho em reciclagem na Fercal

Ecobags são produzidas a partir de sacos de cimento e incentivam práticas sustentáveis e de proteção ambiental

Desde 2014, mulheres da região administrativa de Fercal recebem cursos de capacitação voltados para a reciclagem. O trabalho chegou a ser interrompido durante a pandemia de covid-19, mas foi retomado em junho do ano passado. Até o mês de fevereiro, oficinas estão sendo realizadas na comunidade de Boa Vista e no dia 31 uma nova turma será aberta para mulheres que vivem na região.

O foco é na produção de ecobags, bolsas que podem ser reaproveitadas várias vezes, evitando o uso de sacolas plásticas, que estão em processo de proibição no Distrito Federal em razão de uma lei aprovada pela Câmara Legislativa. A matéria prima das ecobags tem origem em sacos de cimento. As oficinas são coordenadas pelo Sebrae, em parceria com a Administração da Fercal.

A Ciplan Cimento fornece as máquinas de costura e todos os insumos necessários para a produção, e compra aproximadamente 50 sacolas por mês que são utilizadas na entrega dos uniformes de cada novo colaborador da empresa. O trabalho de confecção é totalmente manual e artesanal e através deste projeto a cimenteira pretende fomentar o desenvolvimento econômico das famílias que moram próximas à sua matriz.

Para a gerente de Meio Ambiente da Ciplan, Maria Teixeira, o investimento já está rendendo frutos. “ A educação ambiental, aliada à sustentabilidade, é um trabalho de formiguinha de todos nós. Somos uma empresa que trabalhamos com visão de futuro. Lançamos este projeto quando nem se falava em proibir no Distrito Federal as sacolas de plásticos em supermercados e comércio em geral”, relata Teixeira.

No final deste mês, será oferecida a oficina Sei controlar meu dinheiro — mulheres líderes e empreendedoras. A oficina ocorre no próximo dia 31 de janeiro, das 14 às 18 horas, em modalidade presencial e gratuita. Para se candidatar, basta acessar o link de inscrição no google, até dia 30/1.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!