Jornal Correio Braziliense

ENTRE OS EIXOS DO DF

Riella: 'Se o Fundo Constitucional deixasse de existir, Brasília ficaria inviável'

O consultor de marketing empresarial e político Renato Riella participou do evento Entre os Eixos do DF, promovido pelo Correio Braziliense

Durante o evento Entre os Eixos do DF, realizado pelo Correio Braziliense na tarde desta segunda-feira (30/1), o jornalista Renato Riella comentou sobre a importância do Fundo Constitucional para o Distrito Federal. "Hoje, acompanho o trabalho a distância, mas acho que permaneço na defesa do fundo [Fundo Constitucional do Distrito Federal]. Se o Fundo Constitucional deixasse de existir, Brasília ficaria inviável porque ela tem essa dependência desde 1970", avaliou.

Renato lembrou que, na década de 1990, foi secretário de Administração e Trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF), e que alertou quanto à necessidade de haver esse recurso para o DF. "Sempre que precisava dar um reajuste ao professor, médico, ou um profissional da saúde, éramos obrigados a negociar com o governo federal, pois não havia automação desse processo", relatou.

O jornalista completou que, em 2022, quando foi diretor do Senado, teve a oportunidade de ajudar nas negociações da votação. "Tive um papel histórico na votação desse projeto que hoje representa mais de 20 bilhões ao ano para o DF", disse Riella.

Sobre o evento

O Correio Braziliense promove nesta segunda-feira (30/1), o Entre os Eixos do DF, com painéis onde serão discutidos temas de relevância para o desenvolvimento da cidade. O evento acontece a partir das 14h, na sede do jornal, no Setor de Indústrias Gráficas, e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Correio (Facebook, Twitter e YouTube).


Com mediação dos jornalistas Carlos Alexandre e Ana Maria Campos, os painéis vão abordar temas relacionados à economia, sustentabilidade e qualidade de vida. Um deles é o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), recurso da União que custeia a organização e a manutenção da Polícia Civil, da Polícia Penal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!