Carnaval

Carnaval 2023: foliões do DF terão transporte especial, diz secretário

Ao CB.Poder, secretário de Transporte do DF diz que, para o carnaval, os foliões terão à disposição uma tabela especial. É o retorno do carnaval ao DF após dois anos sem folia

Pablo Giovanni
postado em 08/02/2023 17:04 / atualizado em 08/02/2023 17:04
 (crédito:  Mariana Lins /CB/D.a press)
(crédito: Mariana Lins /CB/D.a press)

Na contagem regressiva para o carnaval, os foliões do Distrito Federal vão se deparar com um esquema especial do transporte público. Ao CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, o secretário de Transporte do DF, Valter Casimiro, disse que haverá uma tabela especial, com expansão do horário do metrô e frota de ônibus disponível na Rodoviária do Plano Piloto. “Está sendo articulado com os órgãos do governo para, na hora que estiver acontecendo essa festa, a gente poder colocar toda a frota, dentro da estimativa de público”, disse o chefe da pasta aos jornalistas Carlos Alexandre de Souza e Lorena Pacheco.

Casimiro ainda acrescentou que a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) já possui os horários de funcionamento dos blocos, com a estimativa de público. Existe uma articulação entre os órgãos do governo para que toda a frota do transporte público esteja disponível para os foliões.

“Na hora que estiver acontecendo essa festa, os blocos em operação, a gente poder colocar toda a frota (do transporte público) — dentro da estimativa — para atender essa massa, se deslocar para as suas regiões administrativas ou se deslocar para cá nos horários dos blocos”, comentou. É o retorno do carnaval ao DF após dois anos sem folia.

Parada de ônibus

Ao ser questionado sobre as paradas de ônibus precárias na capital federal, Casimiro disse que o governador Ibaneis Rocha (MDB) — antes de ser afastado — determinou que a pasta construísse terminais rodoviários. “Brasília tem mais de 5 mil e quinhentas paradas espalhadas, e a gente precisa, realmente, trocar várias delas, porque estão antigas e com infiltrações”, disse.

“Ao longo do tempo, foram feitas paradas de vários tipos. As nossas são do tipo C, que são maiores. A gente fez algumas adaptações para poder melhorar, porque a antiga tinha toda a cava de estrutura em cima, onde juntava água e não conseguia fazer a limpeza, gerando água parada para dengue. Invertermos a estrutura com as paradas novas, que são lisas em cima. Então, não acumulamos mais água nelas. É um fator positivo”, completou.

De acordo com o chefe da pasta, mil modelos do novo modelo foram instalados, e serão contratadas mais duas mil para substituir as que estão em estado precário.

Assista o CB.Poder na íntegra

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE