AGRICULTURA /

Emater-DF oferece cursos a distância; confira quais são

A empresa dispõe de três capacitações, são elas: boas práticas de fabricação na pequena agroindústria rural; como implantar uma agroindústria de pequeno porte de ovos; e de produção de queijos básicos

Júlia Eleutério
postado em 13/02/2023 06:00
 (crédito: Emater-DF)
(crédito: Emater-DF)

Para facilitar a vida dos produtores rurais e agricultores do Distrito Federal, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) disponibiliza cursos a distância. Até o momento, estão disponíveis os cursos de boas práticas de fabricação na pequena agroindústria rural; como implantar uma agroindústria de pequeno porte de ovos; e de produção de queijos básicos. No entanto, a expectativa é ampliar a oferta.

Extensionista rural e uma das professoras Sônia Cascelli conta que os cursos a distância começaram a ser idealizados na pandemia e que auxiliam aqueles produtores que transformam os alimentos em outros produtos. "Eles precisam dessas capacitações, não só para poder reciclar o conhecimento que eles têm e que trocam conosco, mas porque são exigidas na documentação na hora de formalizar a agroindústria rural ante os órgãos de inspeção sanitária", destaca a educadora.

As aulas são gravadas anteriormente e disponibilizadas na plataforma para os alunos, além de contar com aulas ao vivo para trocar informações e tirar dúvidas. "Para nossa alegria e satisfação, os produtores gostaram muito porque eles não ficaram sem a informação, tiveram ao final um certificado para apresentar para o órgão de inspeção sanitária e tiraram dúvidas também com outros produtores que processam alimentos", ressalta Sônia. Ela comenta também que os agricultores acharam prático por não precisarem sair da propriedade para frequentar aula presencial. "Foi um desafio muito grande, mas que foi bom", disse a professora.

A técnica em nutrição Glênia Prudencio, 42 anos, não atua na área da agroindústria, mas se interessou pela chance de aprender sobre produção de queijos. "Tive curiosidade sobre o curso e quis aprender um pouco sobre as técnicas", comenta a moradora de Ceilândia, que ficou sabendo da capacitação no próprio site da Emater-DF. "Foi uma experiência ótima. O curso ensina a produzir iogurte e requeijão cremoso. Fiz o teste e ficaram ótimos", comemora Glênia.

Novos cursos

A pedagoga da Emater-DF Deijane Araújo destaca a expectativa de ampliar a oferta de cursos com Turismo Rural e em Gestão e Qualificação de Agroindústria . "Não temos uma previsão exata de quando eles estariam prontos para ir ao ar. Ainda falta fazer toda a gestão, mas acreditamos que pelo menos um deles a gente já consiga disponibilizar no mês de abril", enfatiza.

Os cursos on-line começaram a ser ofertados em 2020, em meio à pandemia. A plataforma própria só veio depois, em agosto do ano passado. "Com isso, a gente conseguiu inclusive ampliar o alcance do público", comenta Deijane, destacando que pessoas de outros estados acessam as aulas.

O aluno inscrito tem acesso a todo um material didático e também as referências para consulta dentro da própria plataforma. Segundo a pedagoga, desde que a página de ensino a distância foi lançada, cerca de 365 pessoas concluíram os cursos e garantiram o certificado. Além das aulas on-line, a empresa pública, atuante na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, presta assistência técnica e extensão rural a cerca de 18 mil produtores do DF e do Entorno.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE