Saneamento

Barragem do Descoberto atinge capacidade máxima e transborda

A barragem e responsável por 60% do abastecimento do DF e conta com a capacidade de armazenar cerca de 86 milhões de m³

Correio Braziliense
postado em 22/02/2023 11:38 / atualizado em 22/02/2023 21:26
 (crédito: Cristiano Carvalho)
(crédito: Cristiano Carvalho)

A barragem do Descoberto atingiu 100% de sua capacidade e transbordou no final da tarde desta terça-feira (21/02). Segundo dados da Companhia De Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a barragem é responsável pelo abastecimento de 60% da população do Distrito Federal. Sendo o maior manancial da Companhia, de onde são captados cerca de 4 mil litros/segundo de água.

A notícia é boa, mas a população precisa fazer a sua parte. O uso racional de água deve ser mantido e adotado por todos. Mesmo com o reservatório cheio, a população não pode descuidar e desperdiçar este bem natural. O volume de água usado por cada morador pode impactar diretamente no abastecimento à comunidade.

Para o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, a companhia tem trabalhado de forma ininterrupta para garantir a segurança hídrica no DF, tanto em termos de quantidade como de qualidade. “Além de todas as ações tomadas pela Companhia, é essencial que a população faça a sua parte utilizando água de forma consciente, evitando desperdícios”, reforça o diretor.

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070, e conta com a capacidade de armazenar cerca de 86 milhões de m³. O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento, operado pela Caesb, e abastece Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Pôr do Sol, Sol Nascente e Arniqueira.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE