Estado de emergência

GDF decreta estado de emergência ambiental por riscos de queimadas

Alerta vale de março até novembro deste ano. Com a medida, órgãos públicos poderão fazer compras emergenciais sem licitação

Ellen Travassos
postado em 23/02/2023 10:21 / atualizado em 23/02/2023 10:21
 (crédito: CBMDF/Divulgação)
(crédito: CBMDF/Divulgação)

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, assinou um decreto que define estado de emergência ambiental na capital entre os meses de março e novembro de 2023, devido às queimadas.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do DF nesta quinta-feira (23/2) e costuma ser utilizado todo ano para permitir ao poder público, por exemplo, fazer compras em caráter emergencial e sem licitação para combater as queimadas.

O decreto faz parte de um plano de prevenção que funciona como um sistema de parcerias institucionais que visam à proteção do bioma e à articulação entre os órgãos, a fim de otimizar recursos humanos e materiais para execução do projeto.

 

O documento também determina que os órgãos que integram o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF) — executado pelo Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais instituído pelo Decreto nº 37.549/2016 — deverão adotar as medidas necessárias para prevenir e minimizar as ocorrências e os efeitos dos incêndios florestais.

Integram o grupo a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) o Jardim Botânico de Brasília (JBB), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Polícia Militar (PMDF), a Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Fundação Jardim Zoológico de Brasília.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE