Entre Eixos

Aliar modernização e preservação é um desafio, diz procurador-geral de Justiça

Presente no evento do Entre Eixos, nesta terça-feira (28/2), Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur comentou sobre o trabalho do MPDFT frente a preservação e modernização da capital federal

Júlia Eleutério
postado em 28/02/2023 15:20 / atualizado em 28/02/2023 15:21
 (crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Para falar sobre os desafios de preservar Brasília, como patrimônio cultural, o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur destacou que conciliar as transformações da modernização da cidade e a preservação é um dos papéis fundamentais do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). O procurador participou, na tarde desta terça-feira (28/2), da segunda edição do Entre Eixos, promovida pelo Correio Braziliense.

Durante a abertura, Moreira ressaltou que há mais de 20 anos o MP criou promotorias especializadas que tratam da ordem urbanística da capital federal. "Isso significa preservar aquilo que a Unesco entendeu que deve ser preservado. E temos grandes desafios que é a natural modernização", pontuou. Desde 7 de dezembro de 1987, o conjunto urbano de Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade, decretado pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com o tema "Quem ama preserva", o Procurador-geral fez questão de destacar a importância de Brasília no cenário mundial com a rica arquitetura e os traços urbanísticos característicos. "Isso mostra o carinho e a atenção que nós que moramos aqui devemos ter com esse tema", comentou. "As tesourinhas dentro do nosso quadrilátero são pontos que são conhecidos em todo o Brasil e não só quando a gente fala dos traços, mas também de toda a forma que a cidade é colocada dentro das asas de um avião", mencionou Moreira.

Mobilidade Urbana

Ainda no desafio de aliar modernização com preservação, o procurador-geral falou sobre mobilidade urbana na capital. "Isso é um ponto que precisamos avançar e melhorar, para fazer com que o cidadão de Brasília tenha uma melhor possibilidade de locomoção dentro da nossa cidade, ressaltando sempre a importância daquilo que precisa ser preservado", avaliou.

Entre Eixos

O Correio Braziliense promove, nesta terça-feira (28/2), o evento que reúne autoridades, especialistas e membros da sociedade civil. O encontro tem como tema central "Quem ama preserva" e coloca em pauta a preservação do patrimônio cultural de Brasília.

O debate é dividido em três painéis. O primeiro com o tema "Por que é preciso preservar o tombamento de Brasília?", o segundo sobre "O despertar para a educação patrimonial" e, por último, tratará da "Mobilidade, densidade urbana e envelhecimento da capital".

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE