Entre Eixos

Professora de arquitetura da UnB defende educação patrimonial nas escolas

Uma das convidadas da segunda edição do Entre os Eixos, Claudia Conceição Garcia disse que Brasília celebra o cidadão como princípio fundamental da cidade

Arthur de Souza
postado em 28/02/2023 15:35 / atualizado em 28/02/2023 15:35
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

No primeiro painel do evento Entre os Eixos do DF, que tem sua segunda edição ocorrendo nesta terça-feira (28/2), foi discutido o tema "Por que é preciso preservar o tombamento de Brasília?". Uma das painelistas foi a professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) Claudia Conceição Garcia. Ela deu um direcionamento humano ao debate, ao dizer que Brasília celebra o cidadão como princípio fundamental da cidade.

Além disso, de acordo com a arquiteta, para responder à pergunta do painel, é preciso entender o significado do tombamento de Brasília. "Sempre digo que preservar é conhecer os conceitos que originaram a cidade, enquanto proposta urbanística. Brasília celebra o cidadão como princípio fundamental da cidade, por isso é considerada como monumental", ressaltou.

Claudia Garcia também destacou a importância do tombamento da cidade. "No mesmo dia em que se discutia o tombamento de Brasília, falava-se sobre o tombamento das muralhas da China", lembrou. A painelista disse que uma possível solução seria falar sobre a preservação do patrimônio histórico desde cedo. "É preciso começar a educação patrimonial nas escolas. A gente começa a entender a importância das coisas na infância", apontou Claudia Garcia.

Por fim, a professora da UnB recordou os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, ao falar sobre a falta de conhecimento da população sobre a importância de se preservar um patrimônio histórico. "Destruir um patrimônio, demonstra uma incompreensão de que aquilo é parte de mim", comentou.

O evento

Promovido pelo Correio, o Entre os Eixos tem como tema da segunda edição "Quem ama preserva" e está sendo transmitido ao vivo pelas redes sociais e em site especial. Em seguida, no segundo painel, os mediadores Ana Maria Campos e Carlos Alexandre de Souza recebem convidados para debater sobre "O despertar para a educação patrimonial".

A terceira e última rodada de conversas vai discutir mobilidade, densidade urbana e envelhecimento da capital. Para esses assuntos, o Entre os Eixos do DF recebe o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus de Oliveira, entre outros convidados.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE