Jornal Correio Braziliense

Entre Eixos

Professora de arquitetura da UnB defende educação patrimonial nas escolas

Uma das convidadas da segunda edição do Entre os Eixos, Claudia Conceição Garcia disse que Brasília celebra o cidadão como princípio fundamental da cidade

No primeiro painel do evento Entre os Eixos do DF, que tem sua segunda edição ocorrendo nesta terça-feira (28/2), foi discutido o tema "Por que é preciso preservar o tombamento de Brasília?". Uma das painelistas foi a professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) Claudia Conceição Garcia. Ela deu um direcionamento humano ao debate, ao dizer que Brasília celebra o cidadão como princípio fundamental da cidade.

Além disso, de acordo com a arquiteta, para responder à pergunta do painel, é preciso entender o significado do tombamento de Brasília. "Sempre digo que preservar é conhecer os conceitos que originaram a cidade, enquanto proposta urbanística. Brasília celebra o cidadão como princípio fundamental da cidade, por isso é considerada como monumental", ressaltou.

Claudia Garcia também destacou a importância do tombamento da cidade. "No mesmo dia em que se discutia o tombamento de Brasília, falava-se sobre o tombamento das muralhas da China", lembrou. A painelista disse que uma possível solução seria falar sobre a preservação do patrimônio histórico desde cedo. "É preciso começar a educação patrimonial nas escolas. A gente começa a entender a importância das coisas na infância", apontou Claudia Garcia.

Por fim, a professora da UnB recordou os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, ao falar sobre a falta de conhecimento da população sobre a importância de se preservar um patrimônio histórico. "Destruir um patrimônio, demonstra uma incompreensão de que aquilo é parte de mim", comentou.

O evento

Promovido pelo Correio, o Entre os Eixos tem como tema da segunda edição "Quem ama preserva" e está sendo transmitido ao vivo pelas redes sociais e em site especial. Em seguida, no segundo painel, os mediadores Ana Maria Campos e Carlos Alexandre de Souza recebem convidados para debater sobre "O despertar para a educação patrimonial".

A terceira e última rodada de conversas vai discutir mobilidade, densidade urbana e envelhecimento da capital. Para esses assuntos, o Entre os Eixos do DF recebe o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus de Oliveira, entre outros convidados.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!