Manifestação

Ato no Buriti pedirá convocação urgente de 355 novos bombeiros militares

Nesta sexta-feira (3/3), aprovados do concurso do CBMDF destacarão a necessidade de um novo chamamento. Argumento é o decreto que define estado de emergência ambiental, devido às queimadas. Déficit da categoria no DF é de 3,5 mil bombeiros

Correio Braziliense
postado em 02/03/2023 20:16 / atualizado em 03/03/2023 13:17
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

O aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) prepara um ato para esta sexta- feira (3/2), em frente ao Palácio do Buriti, a partir das 15h, para alertar sobre a necessidade de aumentar o efetivo e convocar a última turma dos aprovados no último concurso para o curso de formação. A governadora em exercício, Celina Leão, publicou um decreto que define estado de emergência ambiental entre os meses de março e novembro de 2023 devido às queimadas. O CBMDF é um dos órgãos envolvidos, e cientes da missão, os aprovados do último concurso querem a nomeação.

Antes de ser afastado em 9 de janeiro, o governador Ibaneis Rocha assinou um despacho em que autorizava a incorporação de 355 novos bombeiros, deixando por conta do órgão o processo de convocação, mas ainda sem data definida. Raul Carvalho, um dos membros da comissão de aprovados, diz que o prazo do concurso se encerra em julho, mês em que os aprovados entrarão na corporação. “No entanto, haverá mais de uma chamada por causa das desistências e o pessoal do final da fila precisa desse tempo hábil para ser incluído nas chamadas. A ideia é que chamem a primeira turma logo e, assim, dê tempo de chamar todos os interessados e finalizar esse concurso”, pontua.

Atualmente o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal tem um déficit de 3,5 mil bombeiros, entre combatentes e oficiais, para atender à população. Outro membro da comissão, Kasper Danicki frisa que eles precisam estar prontos e aptos para fazer parte do CBMDF e servir a população do DF. “O nosso ato é para mostrar ao governo e à comunidade que nós fomos aprovados, passamos por todas as fases e estamos dispostos a trabalhar com dedicação”, ressalta.

O manifesto pretende reunir, em média, 300 pessoas e conta com o apoio da população. “ Se você quer mais bombeiro em ação no DF, vista uma camisa laranja e se junte a nós no dia 3”, convoca Kasper.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE