CORREIO DEBATE

Mulheres negras estão no topo da pirâmide da violência, avalia Anielle Franco

O Ministério da Igualdade Racial trabalha de forma coletiva e transversal para incluir as mulheres negras nos programas

Tainá Andrade
postado em 07/03/2023 15:58 / atualizado em 07/03/2023 15:59
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou, nesta terça-feira (7/3), que a violência coloca recorrentemente as mulheres negras no topo da pirâmide dos casos. A declaração foi feita no evento Correio Debate Combate ao Feminicídio: uma responsabilidade de todos.

A ministra acredita que o feminicídio é o “mal do século” e atinge todas as mulheres, por isso, deve ser debatido de forma coletiva. Para as mulheres negras, Anielle explica que elas devem tomar para si a própria história. "Enquanto ministra da igualdade racial estamos trabalhando muito transversalmente para fazer com que as mulheres negras acessem, permaneçam, sejam protagonista de todas as suas histórias", ressaltou.

A pasta tem buscado a transversalidade para as mulheres negras serem incluídas nos programas e políticas públicas. "No nosso ministério a gente tem tentado, cada vez mais, fazer com que todas as mulheres, principalmente as mulheres negras sejam ouvidas, acolhidas, mas que elas sejam protagonistas de suas histórias. Para que nós mulheres adentremos espaços de protagonismo que historicamente são negados, mas isso tem que acontecer enquanto estivermos vivas", concluiu.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE