CORREIO DEBATE

"Só a penalização não adianta", diz juíza sobre combate à violência contra a mulher

Segundo a magistrada, a educação é um dos passos mais importantes na conscientização e no combate aos crimes de violência contra a mulher e ao feminicídio

Darcianne Diogo
postado em 07/03/2023 16:29 / atualizado em 07/03/2023 16:30
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

Combater o ciclo da violência doméstica com a penalização criminal ainda não é suficiente para sanar ou diminuir o problema, avalia Rejane Jungbluth Suxberger, juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e especialista em gênero durante o seminário Combate ao feminicídio: uma responsabilidade de todos, promovido pelo Correio Braziliense nesta terça-feira (7/3).

Segundo a magistrada, a educação é um dos passos mais importantes na conscientização e no combate aos crimes de violência contra a mulher e ao feminicídio. "A educação é a principal política pública primária e direcionada a toda sociedade, que visa quebrar essa representação social e estereótipo", frisou. Além desses mecanismos, a juíza alerta sobre a importância do chamado trabalho em rede, que reúne ações do Judiciário, Legislativo e Executivo. "A violência não se resolve só com criminalização. Precisa compromisso dos setores, não só do sistema de Justiça. Isso é necessário para garantir que essa vítima possa ser acompanhada. O DF tem sistemas de acompanhamento de mulheres, mas é necessário que haja efetividade. Como está acontecendo? Esses homens estão sendo atendidos?", indagou.

Ainda durante o debate, a magistrada falou sobre a invisibilidade do crime contra mulheres e a falta de participação da sociedade no combate a esse ciclo de violência. "É necessário sair desse debate. A sociedade tem um preconceito ainda, como se a vítima de violência tivesse um estereótipo. O que foi possível verificar nas salas de audiência de violência doméstica é que a violência não tem cara, cor e nem classe", pontuou.

Correio Debate

O jornal Correio Braziliense promove, nesta terça-feira (7/3), o seminário "Combate ao feminicídio: uma responsabilidade de todos". Autoridades e especialistas vão debater formas de enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente esse tipo de crime. Com isso, o Correio busca dar sua contribuição para que homens e mulheres tenham os mesmos direitos na prática e não apenas no papel.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE